Topo

Vasco quebra tabu e se torna primeiro campeão carioca fora da Série A

Vasco ergue a taça de campeão e faz festa no Maracanã

Gols UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2016 17h57

O título estadual invicto, feito que não acontecia desde 1992, não foi o único tabu quebrado neste domingo pelo Vasco. Com a conquista sobre o Botafogo, o Cruzmaltino se tornou o primeiro campeão carioca fora da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nos dois últimos anos, a situação esteve perto de acontecer, mas Vasco, em 2014, e Botafogo, em 2015, acabaram ficando com o vice. Nas outras temporadas em que um grande carioca esteve ausente da Série A, ele não chegou a final do estadual (98 e 99 – Flu, 2003 – Botafogo e 2009 - Vasco).

Os clubes considerados pequenos, que estão fora da Série A, também não chegaram ao título, casos, por exemplo, de Americano, Goytacaz, Volta Redonda, Macaé e Duque de Caxias. Aliás, a última vez em que o campeão estadual do Rio não foi um dos quatro grandes foi em 1966, com o Bangu, quando ainda não existia o Brasileirão (que passou a ser disputado em 1971).

Consumado o bicampeonato estadual, o Vasco foca as suas atenções agora para a Série B do Brasileirão, onde estreia neste sábado, às 16h, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís (MA). Antes, porém, na quarta-feira, o Cruzmaltino encara o CRB, em Alagoas, pela segunda fase da Copa do Brasil. Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, a equipe de São Januário fica com a vaga antecipadamente.