Topo

Vasco corre risco de perder pontos no Carioca; Federação apura caso

Presidente do Vasco, Eurico Miranda acompanha o caso na Federação Carioca - Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Presidente do Vasco, Eurico Miranda acompanha o caso na Federação Carioca Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/02/2017 13h57

O Vasco corre risco de perder pontos no Campeonato Carioca por conta de supostas irregularidades nas escalações do volante Jean e do lateral Gilberto na partida contra o Resende. Alguns clubes levantaram a suspeita e acreditam que o Cruzmaltino poderia perder seis pontos e ser multado entre R$ 100 e R$ 100 mil. A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo e confirmada pela reportagem do UOL Esporte.

O regulamento da competição indica que um jogador precisa estar inscrito até dois dias úteis antes da partida pela quarta rodada. Além disso, é necessário aparecer sem pendências no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) até o dia anterior. Jean figurou na lista de inscritos no dia 3 de fevereiro, mas só teve o nome publicado no Bira no dia 6. Gilberto foi inscrito no dia 2 e apareceu no Bira no dia 6. A partida foi realizada no dia 5.

Pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, um clube punido nesta situação perde três pontos, além dos conquistados na partida. Como o Vasco venceu por 2 a 1, poderia ser punido em seis pontos na tabela.

O clube defende que houve erro da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), já que os nomes dos atletas apareceram no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para o Cruzmaltino, a Federação demorou para colocá-los no Bira.

Veja nota oficial da Ferj:

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro aguarda o documento oficial do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para prestar todas as informações e esclarecimentos que forem solicitados pela Procuradoria, a respeito da inscrição e registro de qualquer atleta.  A FERJ ressalta que cabe unicamente ao TJD a decisão sobre a existência de regularidade ou irregularidade.