Topo

Boa fase do Flu e dedicação dos garotos motivam Abel a explorar Xerém

Mailson Santana/Fluminense FC
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, em São Paulo

19/02/2017 04h00

A atuação da garotada de Xerém na vitória sobre o Volta Redonda, por 3 a 0, no último sábado (18), impressionou Abel Braga. Os reservas foram a campo pois o Fluminense apenas cumpria tabela, mas acabaram criando um “problema bom” para o técnico resolver.

“Estou procurando ser parceiro do clube. Se não tem para comprar, tem que descobrir”, disse Abelão na entrevista coletiva após a vitória. O triunfo foi marcado pela boa atuação dos garotos: Richarlison, de 19 anos, fez dois gols; Marquinhos Calazans (20) jogou fora de posição e foi bem; e Marcos Felipe (20) defendeu pênalti.

O trio serve de exemplo para o uso de jogadores da base pelo técnico tricolor. Richarlison volta a fazer sombra a Henrique Dourado após defender a seleção brasileira sub-20. Ele tinha direito a 12 dias de férias, mas só tirou quatro: voltou a ser titular e mostrou serviço. Não à toa, caiu nas graças do treinador. “Ele falou que se reapresentaria na sexta, que estava bem, queria treinar e jogar. Isso para um treinador não tem preço”, avalia Abel Braga.

O meia Marquinhos Calazans também foi bastante elogiado. Ele jogou na lateral esquerda, correu uma barbaridade e impressionou o comandante tricolor. “O Calazans, no primeiro tempo… Depois ele morreu, é claro. Mas um lateral fazer aquilo nesse calor é impossível”, impressionou-se.

O controle da equipe contra o Volta Redonda deixou o técnico confiante em usar cada vez mais a base. Acontece que a situação era propícia: o Fluminense já estava classificado, e a partida valia pouco. Daqui para frente dificilmente a equipe terá outro jogo nessas condições, de modo que a garotada usou muito bem o tempo que teve em campo.

Na próxima semana, a história deve ser outra, os titulares voltam. O Flu tem uma semifinal da Taça Guanabara para jogar, apesar de ainda não conhecer o adversário (depende do resultado do Flamengo x Madureira deste domingo). Os garotos da base voltam a depender de uma chance fortuita, mas agora Abel já os tem em grande conta. “Disse a eles que gostaria imensamente de ter problemas bons na cabeça, e problema bom é você ter jogadores pedindo passagem”, finaliza o treinador.