Meia de zagueiro e apoiador de volante: as soluções de Cristóvão no Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

    Julio dos Santos tem sido testado com zagueiro por Cristóvão Borges

    Julio dos Santos tem sido testado com zagueiro por Cristóvão Borges

Com a missão desde o início do ano de remontar e dar uma cara ao renovado elenco do Vasco, o técnico Cristóvão Borges tem sofrido com a pressão da torcida neste começo da temporada. Mesmo com as críticas, o treinador não tem se intimidado em arriscar na busca por soluções para dar uma cara ao ainda desengrenado time cruzmaltino.

Após utilizar em janeiro o jovem apoiador Evander, que foi artilheiro nas divisões de base do clube, como volante, ele agora tem feito testes com o meia paraguaio Julio dos Santos como zagueiro.

O experimento veio também ao encontro da necessidade atual, de acordo com Cristóvão. Com a cirurgia do titular Luan, o sistema defensivo oferece carências. Atualmente, o setor conta somente com Rodrigo, Rafael Marques e Jomar, além do recém-promovido Ricardo Graça.

A posição de zagueiro para Julio dos Santos é uma novidade. Experiente e com um vasto currículo, o paraguaio chegou ao Vasco em 2015 e foi titular em boa parte da temporada com Jorginho, sendo campeão carioca daquele ano e atuando, na maioria das vezes, como segundo volante, embora seja apoiador de origem.

Ano passado, Julio perdeu espaço e ficou a maior parte do tempo na reserva. Fato que tem se repetido nesta temporada.

Outro teste que Cristóvão tem feito na zaga de maneira improvisada é com o volante Bruno Paulista, que ainda atravessa imbróglios burocráticos e não foi anunciado de maneira oficial pelo Vasco.

Pressionado, mas com respaldo de Eurico

Embora esteja sofrendo fortes críticas da torcida do Vasco, Cristóvão Borges segue com o respaldo do presidente Eurico Miranda. O dirigente já o defendeu publicamente e tem o costume de não demitir seus treinadores.

Nos bastidores, porém, há quem diga que uma derrota neste domingo para o Macaé, pelo Campeonato Carioca, e uma eliminação para o Vitória na Copa do Brasil, semana que vem, podem deixar a situação insustentável.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos