Topo

Está confuso com o Carioca? Veja o que pode acontecer na última rodada

Botafogo e Vasco têm decisões neste domingo pelo Campeonato Carioca - Thiago Ribeiro/AGIF
Botafogo e Vasco têm decisões neste domingo pelo Campeonato Carioca Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2017 04h00

Com um regulamento polêmico, o Campeonato Carioca tem deixado muita gente confusa. Quem vai para as semifinais da Taça Rio? Quem vai para as semifinais do Estadual? Com tantas dúvidas, o UOL Esporte traz um panorama do que pode acontecer após a última rodada da fase de grupos, a ser realizada neste domingo (02).

Fla e Flu classificados e com vantagem

Guerrero disputa bola durante final entre Flamengo e Fluminense - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Com as duas melhores campanhas na classificação geral, Flamengo e Fluminense já estão classificados antecipadamente para as semifinais do Campeonato Carioca e com a vantagem do empate.

Flu não pode ser campeão direto

Jogadores do Fluminense comemoram título após vitória nos pênaltis sobre o Flamengo - Celso Pupo/Estadão Conteúdo - Celso Pupo/Estadão Conteúdo
Imagem: Celso Pupo/Estadão Conteúdo

Diferentemente de outras temporadas, se um mesmo clube for campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio, ele não será considerado campeão carioca de forma direta. Desta maneira, o Fluminense, detentor do título da Taça GB, não levantará o caneco mesmo que vença o segundo turno.

Taça Rio pode não valer nada para o Carioca

Presidente da Ferj, Rubens Lopes discursa no encerramento do Fórum de debates do futebol carioca - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Presidente da Ferj, Rubens Lopes aprovou o regulamento do Campeonato Carioca
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Os três jogos importantes da rodada, no que compete a classificações, serão Flamengo x Fluminense, Nova Iguaçu x Vasco e Botafogo x Resende. Se o Cruzmaltino vencer o Nova Iguaçu e o Alvinegro passar pelo Resende, as duas equipes se garantem não só nas semifinais da Taça Rio, como também na fase decisiva do Carioca, por estarem entre as quatro melhores campanhas no somatório dos grupos. Com isso, a fase final do 2º turno valerá apenas para cumprir tabela.

Intrusos nas semis da Taça Rio

Lance de Flamengo x Volta Redonda - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Nova Iguaçu, Volta Redonda e Portuguesa podem ser os “intrusos” nas semifinais da Taça Rio. Pelo Grupo B, o Nova Iguaçu garante vaga se vencer o Vasco e Flamengo ou Botafogo tropeçarem. A Laranja da Baixada também avança com um empate, caso o Alvinegro perca para o Resende.

No Grupo C, o Volta Redonda passa caso vença o Macaé e o Vasco perca. O Voltaço ainda tem uma remota chance em caso de vitória e derrota do Fluminense, mas para isso, terá que tirar uma diferença no saldo de gols que hoje é de quatro tentos para o Tricolor.

Já para a Portuguesa a missão é um pouco mais difícil, pois precisa vencer o Boavista e torcer por uma derrota do Vasco e ao menos um empate do Volta Redonda.

Intruso nas semifinais do Carioca

Nova Iguaçu está na disputa por uma vaga nas fases decisivas do Carioca - Bernardo Gleizer / Flickr do NIFC - Bernardo Gleizer / Flickr do NIFC
Imagem: Bernardo Gleizer / Flickr do NIFC

O único “intruso” que pode surgir entre os grandes nas semifinais do Campeonato Carioca é o Nova Iguaçu. A Laranja da Baixada chega à última rodada da Taça Rio em quinto lugar na classificação geral e, para garantir sua vaga, precisa vencer o Vasco neste domingo em Moça Bonita (RJ).

Botafogo ou Vasco podem cair das semis do Carioca

Camilo ajuda na marcação no clássico entre Vasco e Botafogo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Botafogo ou Vasco podem garantir vaga nas semifinais do Campeonato Carioca neste domingo e depois perdê-la. Isso acontecerá caso Nova Iguaçu, Volta Redonda ou Portuguesa avancem e sejam campeões da Taça Rio.