Entende o regulamento confuso do Campeonato Carioca? Nem os jogadores

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado pelas semifinais da Taça Rio

    Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado pelas semifinais da Taça Rio

"Uma bagunça!". As palavras resumem o pensamento de Bruno Silva, do Botafogo, sobre o regulamento do Campeonato Carioca, mas ele não está sozinho. Como o volante alvinegro, a maioria dos jogadores que disputam a competição este ano reclama do formato do Estadual. Chegada a hora das decisões da Taça Rio, que se iniciam neste fim de semana, muito dos boleiros sequer conseguiram compreender as regras e não poupam críticas ao formato.

Abaixo, o UOL Esporte separou algumas das opiniões de personagens dos quatros clubes grandes que se enfrentam a partir deste sábado, às 18h30, no Maracanã, com Flamengo e Vasco, e no domingo, às 16h, no Nilton Santos, no duelo entre Botafogo e Fluminense:

BOTAFOGO

Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Sassá (atacante)

"Não entendi nada desse campeonato ainda. Estou no campeonato, a gente vai... Eu olho na programação, vejo o jogo que é, concentro e vai, porque esse campeonato embaraçou muito a nossa cabeça", disse ao Sportv.

Bruno Silva (volante)

"Estou começando a entender o campeonato agora. Uma bagunça. Mas por se tratar de um clássico, a vontade é jogar e conquistar essa vitória".

Gilson (lateral esquerdo)

"Uma loucura isso aí. Tem essa situação do regulamento. O Jair ainda não falou conosco sobre isso. Domingo temos um jogo importante e precisamos vencer novamente para chegarmos entre os quatro na classificação geral do Carioca e, consequentemente, nos classificamos na Taça Rio".

FLAMENGO

Staff Images / Flamengo

Zé Ricardo (técnico)

"Teste nunca é e nunca foi. Clássico é clássico. Da forma como foi formatado o Campeonato Carioca... enfim. A gente precisa entender que todo jogo tem sua importância, ainda mais um Flamengo e Vasco. Queremos ganhar essa semifinal e, se possível, conquistar a Taça Rio".

Réver (zagueiro)

"É um pouco confuso, mas temos que nos preparar independentemente da tabela e do regulamento. Temos um grupo forte".

FLUMINENSE

Nelson Perez/Fluminense

Diego Cavalieri (goleiro)

"Infelizmente é um regulamento confuso, sem sentido. Mas se trata de um clássico, uma semifinal, possibilidade de jogar outra final. Não define nada, mas é jogo importante, de peso. Se vencer, traz confiança. A mentalidade nossa é essa, sempre buscar a vitória e evoluir. Para os quatro times que estão na fase final o pensamento é vencer, mesmo sem definir o Estadual. Caso se apresente bem e passe, dá um peso e confiança".

Abel Braga (técnico)

"O regulamento é feito para os quatro grandes chegarem ali. Daqui a pouco sabe o que pode acontecer? Podem ter cinco Fla-Flus em um mês. Se passarmos, podemos pegar o Flamengo de novo. Depois pode ser na final. Acho muita coisa. De repente foi feito para recuperar nos clássicos".

Sornoza (meia)

"Muito complicado por conta da situação. É um pouco confuso, mas essas são as regras. Como jogador, vou dar meu melhor em campo e esperamos ser campeões".

Marquinho (meia)

"Não adianta a gente falar, não vai fazer diferença nenhuma e vai acabar criando uma polêmica desnecessária. Acho que o Carioca tinha seu charme, porque tinha a Taça Rio e a Taça Guanabara , quem ganhasse os dois era campeão direto. Não adianta ficarmos reclamando que não vai mudar nada"

VASCO

Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco

Martín Silva (goleiro)

Representantes do clube que é o maior aliado da Ferj, os funcionários do Vasco são os que mais procuram não polemizar na avaliação do Campeonato Carioca e preferem valorizar o clássico com o rival Flamengo.

"O clássico sempre leva uma responsabilidade de vitória. É uma decisão. A Taça Rio não define nada, mas tem uma taça em jogo. Temos a obrigação de brigar pelo título", declarou o goleiro Martín Silva, que foi acompanhado de seu treinador Milton Mendes: "Vasco x Flamengo vale sempre muita coisa. Jogo bom. Todos nós queremos estar dentro do espetáculo".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos