Topo

Entende o regulamento confuso do Campeonato Carioca? Nem os jogadores

Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado pelas semifinais da Taça Rio - EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado pelas semifinais da Taça Rio Imagem: EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2017 04h00

“Uma bagunça!”. As palavras resumem o pensamento de Bruno Silva, do Botafogo, sobre o regulamento do Campeonato Carioca, mas ele não está sozinho. Como o volante alvinegro, a maioria dos jogadores que disputam a competição este ano reclama do formato do Estadual. Chegada a hora das decisões da Taça Rio, que se iniciam neste fim de semana, muito dos boleiros sequer conseguiram compreender as regras e não poupam críticas ao formato.

Abaixo, o UOL Esporte separou algumas das opiniões de personagens dos quatros clubes grandes que se enfrentam a partir deste sábado, às 18h30, no Maracanã, com Flamengo e Vasco, e no domingo, às 16h, no Nilton Santos, no duelo entre Botafogo e Fluminense:

BOTAFOGO

Sassá faz pose durante treino do Botafogo em General Severiano - Vitor Silva/SSPress/Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Sassá (atacante)

"Não entendi nada desse campeonato ainda. Estou no campeonato, a gente vai... Eu olho na programação, vejo o jogo que é, concentro e vai, porque esse campeonato embaraçou muito a nossa cabeça", disse ao Sportv.

Bruno Silva (volante)

"Estou começando a entender o campeonato agora. Uma bagunça. Mas por se tratar de um clássico, a vontade é jogar e conquistar essa vitória”.

Gilson (lateral esquerdo)

"Uma loucura isso aí. Tem essa situação do regulamento. O Jair ainda não falou conosco sobre isso. Domingo temos um jogo importante e precisamos vencer novamente para chegarmos entre os quatro na classificação geral do Carioca e, consequentemente, nos classificamos na Taça Rio".

FLAMENGO

Zé Ricardo orienta o Flamengo na vitória por 1 a 0 sobre o América-MG - Staff Images / Flamengo - Staff Images / Flamengo
Imagem: Staff Images / Flamengo

Zé Ricardo (técnico)

"Teste nunca é e nunca foi. Clássico é clássico. Da forma como foi formatado o Campeonato Carioca... enfim. A gente precisa entender que todo jogo tem sua importância, ainda mais um Flamengo e Vasco. Queremos ganhar essa semifinal e, se possível, conquistar a Taça Rio".

Réver (zagueiro)

"É um pouco confuso, mas temos que nos preparar independentemente da tabela e do regulamento. Temos um grupo forte".

FLUMINENSE

Diego Cavalieri em treino do Fluminense  - Nelson Perez/Fluminense - Nelson Perez/Fluminense
Imagem: Nelson Perez/Fluminense

Diego Cavalieri (goleiro)

"Infelizmente é um regulamento confuso, sem sentido. Mas se trata de um clássico, uma semifinal, possibilidade de jogar outra final. Não define nada, mas é jogo importante, de peso. Se vencer, traz confiança. A mentalidade nossa é essa, sempre buscar a vitória e evoluir. Para os quatro times que estão na fase final o pensamento é vencer, mesmo sem definir o Estadual. Caso se apresente bem e passe, dá um peso e confiança".

Abel Braga (técnico)

"O regulamento é feito para os quatro grandes chegarem ali. Daqui a pouco sabe o que pode acontecer? Podem ter cinco Fla-Flus em um mês. Se passarmos, podemos pegar o Flamengo de novo. Depois pode ser na final. Acho muita coisa. De repente foi feito para recuperar nos clássicos".

Sornoza (meia)

"Muito complicado por conta da situação. É um pouco confuso, mas essas são as regras. Como jogador, vou dar meu melhor em campo e esperamos ser campeões".

Marquinho (meia)

"Não adianta a gente falar, não vai fazer diferença nenhuma e vai acabar criando uma polêmica desnecessária. Acho que o Carioca tinha seu charme, porque tinha a Taça Rio e a Taça Guanabara , quem ganhasse os dois era campeão direto. Não adianta ficarmos reclamando que não vai mudar nada"

VASCO

Martín Silva - goleiro do Vasco - Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco - Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco
Imagem: Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco

Martín Silva (goleiro)

Representantes do clube que é o maior aliado da Ferj, os funcionários do Vasco são os que mais procuram não polemizar na avaliação do Campeonato Carioca e preferem valorizar o clássico com o rival Flamengo.

"O clássico sempre leva uma responsabilidade de vitória. É uma decisão. A Taça Rio não define nada, mas tem uma taça em jogo. Temos a obrigação de brigar pelo título", declarou o goleiro Martín Silva, que foi acompanhado de seu treinador Milton Mendes: "Vasco x Flamengo vale sempre muita coisa. Jogo bom. Todos nós queremos estar dentro do espetáculo".