Topo

Com clássicos pela frente, Vasco encara tabu por tricampeonato

Luis Fabiano, assim como o Vasco, não tem vida fácil nos clássicos e foi expulso contra Fla - EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Luis Fabiano, assim como o Vasco, não tem vida fácil nos clássicos e foi expulso contra Fla Imagem: EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2017 04h00

Finalista da Taça Rio ao empatar com o Flamengo, o Vasco chega a um momento decisivo e terá que enfrentar uma série de clássicos na busca pelo tricampeonato do Campeonato Carioca. O sucesso dos últimos dois anos está diretamente ligado ao bom desempenho nesse tipo de jogo, o que, curiosamente, desapareceu em 2017.

Em 2016, o Vasco teve ótimo aproveitamento em clássicos. Foram oito sem perder, com cinco vitórias e três empates. O problema é que, em 2017, o Cruzmaltino ainda não conseguiu vencer nenhum de seus rivais do Rio de Janeiro. Para alcançar o tri do Carioca, o Cruzmaltino terá que resgatar o espírito do ano passado.

Na atual temporada já são cinco clássicos disputados até agora e nenhuma vitória: três empates e duas derrotas. Isso está na cabeça dos jogadores, que comentaram o assunto após chegar à final da Taça Rio.

“Em nenhum momento jogamos contra o Flamengo pensando no empate, porque time grande como o Vasco pensa sempre em ganhar. No final deram uma apertada e soubemos segurar. Agora é tentar a primeira vitória em clássicos na final da Taça Rio”, disse Gilberto.

Milton Mendes minimizou a questão. Para o treinador do Vasco o importante é a evolução apresentada pela equipe. Segundo ele, a vitória em clássico virá naturalmente após o time elevar o nível de atuação.

“Imaginava muito mais. Costumo dizer aos jogadores que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Vamos sonhar grande. No meu primeiro jogo coloquei um sonho para os jogadores. Está lá. Agora não é mais sonho, passou a ser objetivo. Quando alcançamos o objetivo, estamos à procura da meta, que é ser campeão”, explicou o treinador.

Eliminado da Copa do Brasil, o Vasco terá a semana livre de jogos para se preparar para encarar o Botafogo no domingo.