Topo

Com gols de Douglas e Luis Fabiano, Vasco vence Bota e leva Taça Rio

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2017 17h57

No domingo de Páscoa, quem terminou o domingo com o gosto doce na boca foi o Vasco Após uma vitória por 2 a 0, o time levantou a Taça Rio, com gols de Douglas e Luis Fabiano, e levou a melhor sobre o Botafogo. O título não representa nada no prosseguimento do Carioca, já que o Vasco encara o Fluminense, e o Botafogo pega o Flamengo pelas semifinais do Carioca.

O triunfo só foi conquistado no final da partida, quando Douglas, aos 41 da etapa final, marcou o gol que garantiu o título vascaíno. Nos acréscimos, Luis Fabiano liquidou a fatura.

 Agora, o Glorioso volta suas atenções para a Copa Libertadores. Na quinta, a equipe dirigida por Jair Ventura pega o Barcelona de Guayaquil. Já o Cruz-maltino tem a semana livre até o confronto contra o Tricolor.

CONTRASTES

O primeiro tempo no Estádio Nilton Santos colocou frente a frente dois estilos. Com seu time completo, o Vasco tentou ficar mais com a bola e liderar  as ações da partida. O Botafogo, por sua vez, apostou nas saídas rápidas em contra-ataques.

Em uma metade inicial de poucas emoções, Silva fez uma bonita defesa em cabeceio de Bruno Silva, um dos que voltou para disputar a final. Mesmo que com muita luta, Luis Fabiano não viu a cor da bola e não teve nenhuma oportunidade de marcar.

Em 45 minutos, as equipes produziram muito pouco e os goleiros Martín Silva e Hélton Leite foram espectadores privilegiados em campo. Vale ressaltar que a partida, ainda que com poucas emoções, foi disputada de forma limpa e com pouquíssimas faltas.

PANORAMA

As equipes voltaram para o segundo tempo com propostas semelhante. O Vasco ficou mais com a bola, e o Botafogo apostou nas saídas em velocidade. Assim como na primeira metade de jogo, os times criaram bem pouco e a partida não registrou maiores emoções.

Com a expulsão de Marcelo, o Vasco intensificou ainda mais a sua presença no campo do adversário. Mesmo com a superioridade numérica, os vascaínos pouco produziram até o apito final de Bruno Arleu. Aos 29, Luis Fabiano tentou uma bicicleta, mas a bola passou longe do gol alvinegro. Helton Leite ainda fez uma bela defesa em cabeceio de Douglas.

A maior ameaça do Botafogo foi em cabeceio muito perigoso de Bruno Silva, que Martin desviou. Quando os pênaltis pareciam inevitáveis, o Vasco marcou. Nenê bateu escanteio, a bola sobrou para Douglas, sozinho, empurrar para o gol. Nos acréscimos, Luis Fabiano recebeu de Manga e liquidou o jogo.

ESTILO

Apesar do sol aberto no Rio de Janeiro, o técnico Milton Mendes não abriu mão de seu estilo mais formal. De terno e gravata, o vascaíno contrastou com Jair Ventura, que optou pelo visual composto por calça jeans e camisa polo do Botafogo.

 ATENTOS

Apesar da maior parte do grupo ter ficado em Guayaquil, local da partida contra o Barcelona, quinta-feira, o grupo alvinegro esteve atento à decisão. Por meio de seu perfil no Twitter, Rodrigo Pimpão registrou o momento da reunião do elenco, que acompanhou do Equador o jogo.

SECA DIMINUÍDA

O Vasco tirou uma diferença do Botafogo em finais. Após a vitória deste domingo, o clube obteve sua quinta vitória sobre o rival em 12 decisões. Confira:

Taça Guanabara de 1965 – Vasco 2 x 0 Botafogo  

Campeonato Carioca de 1968 – Botafogo 4 x 0 Vasco  

Taça Guanabara de 1977 - Vasco 2 x 0 Botafogo  

Campeonato Carioca de 1990 – Botafogo 1 x 0 Vasco  

Taça Guanabara de 1997 – Botafogo 1 x 0 Vasco  

Campeonato Carioca de 1997 – Botafogo 1 x 0 Vasco  

Taça Guanabara de 2010 – Botafogo 2 x 0 Vasco  

Taça Rio de 2012 - Botafogo 3 x 1 Vasco  

Taça Guanabara de 2013 - Botafogo 1 x 0  

Campeonato Carioca de 2015 - Vasco 2 x 1

Campeonato Carioca de 2016 – Vasco 1 x 1 Botafogo

Taça Rio de 2017 –  Vasco 1 x 0

 VASCO X BOTAFOGO

Data e hora: 16/4/2017, às 16h (horário de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Juiz: Bruno Arleu de Araújo

Auxiliares: Silbert Faria e Jackson Lourenço Massarra dos Santos 

Gols: Douglas, aos 41, Luis Fabiano, aos 47 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Matheus Fernandes, Marcelo, Bruno Silva, Dudu Cearense, Fernandes (BOT); Yago Picachu, Rodrigo, Guilherme, Douglas (VAS)

Cartões vermelhos: Marcelo, Bruno Silva (BOT)

VASCO: Martín Silva, Gilberto, Rafael Marques, Rodrigo e Henrique (Wagner); Jean, Douglas, Andrezinho (Guilherme), Nenê e Yago Pikachu  (Manga Escobar) ; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

BOTAFOGO: Hélton Leite, Marcelo, Igor Rabello, Renan Fonseca e Gilson; Bruno Silva, Dudu Cearense, Matheus Fernandes e Leandrinho (Pachu); Guilherme (Fernandes) e Sassá (Vinicius Tanque). Técnico: Jair Ventura