Revelações consolidadas, Zé Ricardo e Jair tentam manter sonho do 1º título

Bernardo Gentile e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Montagem/UOL

    Zé Ricardo e Jair duelarão por primeiro primeiro título. Um deles dará adeus ao sonho

    Zé Ricardo e Jair duelarão por primeiro primeiro título. Um deles dará adeus ao sonho

Zé Ricardo foi o primeiro a receber oportunidade no Flamengo. Logo em seguida, o Botafogo repetiu a atitude e lançou Jair Ventura. Treinadores jovens e que fizeram as diretorias apostarem na renovação em vez da busca de técnicos medalhões. Os comandantes de Rubro-negro e Alvinegro acumularam bons resultados e seguem com moral nos clubes, mas ambos buscam ainda o primeiro título como profissional na carreira.

O Flamengo não ganha um título há três anos. O último grito de campeão foi no Campeonato Carioca de 2014. O Estadual é o caminho mais fácil para levantar uma taça na temporada e é justamente o que o Rubro-negro busca. Não só o Rubro-negro, mas também o técnico Zé Ricardo, que ainda não tem nenhum troféu em casa desde que estreou pelos profissionais, em maio do ano passado.

A falta de troféus atinge também Jair Ventura. O técnico do Botafogo, vale ressaltar, levou a melhor na temporada passada, quando foi eleito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o técnico revelação do último Campeonato Brasileiro. Após mudar o comando em agosto de 2016, o Alvinegro deixou a zona de rebaixamento e terminou classificado para a Libertadores.

Ambos seguem com moral em Flamengo e Botafogo, mas não escondem o desejo de ser campeão. Zé Ricardo não passou da semifinal da Taça Rio e caiu nos pênaltis na decisão da Taça Guanabara. Jair Ventura foi mais longe e decidiu o segundo turno do Carioca contra o Vasco, mas acabou derrotado por 2 a 0 após poupar os titulares por conta da Libertadores.

Neste domingo, um deles dará adeus ao Campeonato Carioca. Para Jair seguir vivo na luta pelo primeiro troféu, o Botafogo terá que vencer o adversário no Maracanã. Isso porque o Flamengo tem a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha da fase classificatória.

"É uma excelente equipe. O Jair realiza um trabalho acima da média. Não é promessa, já é uma realidade. Eles estão conquistando os resultados na Libertadores e teremos que jogar muito para chegar à final do Campeonato Carioca", elogiou o técnico Zé Ricardo.

FLAMENGO X BOTAFOGO

Data e hora: 23/04/2017, domingo, às 16h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correia Farinha

FLAMENGO
Alex Muralha; Pará, Donatti (Rafael Vaz), Réver e Renê; Márcio Araújo, Romulo e Willian Arão; Trauco, Gabriel e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO
Gatito; Fernandes, Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Lindoso, João Paulo e Rodrigo Pimpão; Camilo e Sassá (Roger)
Técnico: Jair Ventura

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos