Topo

Fla pode igualar Vasco e só perde título em cenário inédito neste Carioca

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/05/2017 04h00

A vitória sobre o Fluminense por 1 a 0 na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca deixou o Flamengo em vantagem para conquistar o 34º título Estadual. Maior vencedor da história da competição, o Rubro-negro pode empatar no próximo domingo (7) para levantar a taça no Maracanã. Caso não seja derrotado, o clube da Gávea igualará o rival Vasco.

O Flamengo busca a sexta conquista invicta no Carioca. O time não perdeu em 1915, 1920, 1979, 1996 e 2011. Um título a menos do que o clube de São Januário, que triunfou desta forma em 1924, 1945, 1947, 1949, 1992 e 2016.

No atual Campeonato Carioca, o Flamengo disputou 16 jogos - 11 vitórias e cinco empates. Na final da Taça Guanabara, empatou com o Fluminense no tempo normal por 3 a 3 - revés nos pênaltis por 4 a 2. O artilheiro da competição também é rubro-negro - Guerrero tem nove gols ao lado de Adriano, do Nova Iguaçu.

O time inteiro será fundamental na finalíssima, mas o sistema defensivo terá papel determinante. Réver e Rafael Vaz tiveram boa atuação e mostraram segurança no primeiro jogo. Caso a retaguarda mantenha a performance, o Flamengo dará um passo importante para fazer história no Campeonato Carioca.

“O Flamengo mostrou que veio literalmente com vontade de ser campeão. Precisamos descansar ao máximo. Temos mais 90 minutos importantes para o título. Não foi só o setor defensivo que funcionou. Vimos Berrío e Everton marcando lá no fundo. Nos dedicamos ao máximo, mas claro que fica um sabor especial por a defesa não ter levado gol”, comentou o zagueiro Rafael Vaz.

“Qualquer resultado pode acontecer, mas não é do DNA do Flamengo sentar na vantagem”, completou o técnico Zé Ricardo.

O Fluminense precisa de dois gols de diferença para ser campeão carioca. Caso vença por um tento de vantagem, o título será decidido nos pênaltis no Maracanã. Fortes emoções esperam os torcedores às 16h (de Brasília) de domingo.