Topo

Ele foi tri sobre o Flamengo em campo e hoje é o braço direito de Abel

Leomir e Abel durante treino do Fluminense; auxiliar foi titular na fase de ouro do clube - Nelson Perez/Fluminense
Leomir e Abel durante treino do Fluminense; auxiliar foi titular na fase de ouro do clube Imagem: Nelson Perez/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/05/2017 04h00

Coube a uma geração capitaneada por Assis e Washington colocar água no chope da mais importante geração do Flamengo de todos os tempos.

Mas, ao lado do Casal 20, outros jovens jogadores também despontaram e escreveram seus nomes nas páginas douradas do Fluminense. Dentre eles está o paranaense Leomir de Souza, tricampeão carioca de 1983 a 1985 e brasileiro no ano do bi estadual.

Passados pouco menos de 20 anos desde que deixou as Laranjeiras e seguiu para o Internacional, Leomir está de volta ao clube que mais marcou sua trajetória. Hoje, ele é o auxiliar e principal braço direito do técnico Abel Braga. Além das discussões sobre tática, a voz da experiência do ex-volante pode pesar em uma semana de Fla-Flu decisivo.

Nestes tês títulos cariocas conquistados, Leomir, titular tricolor, saiu na foto do pôster em todos eles. E ganhar do Rubro-negro era normal. O regulamento destas três edições previam um triangular final. Em todos eles, os rivais históricos se encontraram e o Flu venceu duas. Em 1985, ano do tri, o Fla-Flu terminou empatado por 1 a 1, mas a taça veio após triunfo do Flu sobre o Bangu.

Os títulos vestindo verde, branco e grená também vieram em passagens anteriores de Abel no clube. Com o comandante, ele foi auxiliar nos Cariocas de 2004, 2012, além do Brasileiro de 2012. Em campo foram 259 jogos, 31 gols marcados e um lugar garantido na galeria de heróis do clube.

“Meu auxiliar [Leomir] era treinador do juvenil do Coritiba. Foi meu jogador no Inter e em Portugal. Quando fui parar no Coritiba, levei ele, que está comigo há 18 anos. Fui formando aos poucos a minha comissão. Essas tantas pessoas que eu ajudo me trazem coisas tão boas, que isso ganha de um banho daqueles que têm inveja e mau-olhado”, contou Abel. Por meio da assessoria de imprensa do Tricolor, Leomir disse que não falaria antes do Fla-Flu do próximo domingo.

Depois da supremacia do Flamengo no jogo inicial, o Fluminense vai se fechar para corrigir os erros que levaram o time ao revés. Nesta quarta-feira (3), Abel Braga comanda um treino integral no CT Pedro Antonio.