Topo

Geração 95! Jovens vivem emoção do 1º Fla-Flu decisivo após gol de barriga

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2017 04h00

O escritor Nelson Rodrigues afirmou que o “Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada”. E também pareceu uma eternidade o tempo que levou até que rubro-negros e tricolores se encontrassem em uma decisão. Após a final de 1995, os rivais voltam a medir forças depois de Renato Gaúcho escrever o nome na história com o gol de barriga.

De lá para cá, outros clássicos decidiram o Campeonato Carioca, mas chegou a vez da “Geração 95” viver a experiência de um Fla-Flu que vale a taça. O UOL Esporte levou ao Maracanã os estudantes Matheus Paredes e Carol Frontin, ambos nascidos em 1995 e que ainda não viram uma final entre os rivais centenários.

Entre brincadeiras e provocações, a dupla, que vai acompanhar a partida deste domingo (7), às 16h (de Brasília), no Maracanã, reviveu o confronto. As memórias transmitidas por familiares e as pesquisas por vídeos na Internet fizeram com que Matheus e Carol sentissem um pouco da atmosfera do Maracanã naquele dia.

“Foi um ano glorioso para o Fluminense. Eu fico muito emocionada com o lance em que o Ailton cruza para o Renato. Graças ao destino, a bola bateu na barriga e fomos campeões com uma jogada histórica. Meu pai e meu tio estavam no jogo de 1995. O tio me conta que a torcida do Flamengo já estava comemorando. Tinha gente que dava como certo até o chope que eles tinham apostado. Aquele gol maravilhoso mudou tudo isso”, contou a tricolor Carol, estudante de Direito.

Se as “lembranças” de Carol são doces, Matheus prefere não dar muita bola para aquele 3 a 2 que marcou negativamente os rubro-negros. Com a vantagem do empate, ele crê que o Flamengo devolverá o revés de 25 de junho de 1995.

“Acho que o gol do Renato Gaúcho foi de mão. O chute veio todo errado para a área e ele aproveitou a mão para decidir o jogo. Não tenho dúvidas de que seremos campeões. É a hora de tirar essa espinha de 95 da garganta. O resto é história. Será 2 a 0 Flamengo, com dois gols do Guerrero. Não tem sofrimento, acabou”, afirmou ele, que cursa Ciências Contábeis.

Ninguém sabe ao certo quem sairá feliz do Maracanã. A única garantia é que mais um capítulo para a eternidade será escrito. E, desta vez, a “Geração 95” terá o que contar visto pelos próprios olhos.

FLAMENGO X FLUMINENSE

Data/hora: 07/05/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia

FLAMENGO
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Romulo (Mancuello) e Willian Arão; Berrío, Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel e Sornoza; Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga