Topo

Boavista se aproveita de time cheio de novatos e bate Fluminense por 3 a 1

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2018 18h28

Os desfalques causados pelo atraso na decolagem da Flórida para o Rio de Janeiro pesaram e foram decisivos para que o Fluminense não tivesse uma boa estreia no Campeonato Carioca.

Mesmo com muita disposição, o Flu perdeu para o Boavista por 3 a 1, com gols de Erick Flores [2] e Leandrão [Caio descontou]. Com uma equipe formada por muitas caras novas, o Flu foi soberano em campo, com destaque para Ayrton e o jovem Caio. Ramon e Dudu, figurinhas que deverão ser frequentes na temporada, também mostraram um pouco do potencial deles.

Para se ter uma ideia da dificuldade enfrentada pelo técnico Abel Braga para levar um time a campo, o Fluminense teve de recorrer a muitos jogadores que nunca jogaram pelos profissionais. Só no banco de reserva eram nove meninos formados em Xerém.

Agora, o Fluminense volta as suas atenções para o Botafogo, rival de sábado, 17h, no Maracanã.

Jogo corrido

O Flu entrou em campo tentando fazer a lógica do predomínio sobre o rival de menor investimento prevalecer. Com velocidade e vontade, o time dominou boa parte das ações diante de um rival acuado e sem imaginação.

Romarinho, um dos bons nomes da etapa inicial, teve uma chance defendida por Rafael logo no início. O jovem Dudu também teve oportunidade, mas o chute saiu sem direção. Quando o gol parecia uma questão de tempo, o Flu foi surpreendido. Erick Flores achou Julio Cesar, que cruzou para Leandrão empurrar para o gol.

A desvantagem não desanimou o Fluminense, que seguiu em cima e foi premiado com o empate. Aos 28, Pedro acertou um voleio e o jovem Caio, estreante da tarde, aproveitou o rebote de Rafael para deixar tudo igual. O empate deixou o jogo mais animado, mas apesar dos dois ataques levarem vantagem sobre as defesas, o marcador não mudou na primeira metade.

Boavista liquida

O Flu voltou para o segundo tempo em ritmo mais lento. Debaixo de um sol forte, o Tricolor não conseguiu imprimir a mesma velocidade demonstrada no primeiro tempo de partida.

Com Lucas Fernandes no lugar de Romarinho, os tricolores perderam sua melhor válvula de escape, e o time a mobilidade. E o castigo veio novamente. Aos 9 minutos, Leandrão saiu da área, cruzou para Erick Flores, ex-Fla, que aproveitou o cochilo coletivo para colocar os donos da casa na frente.

Os visitantes não se entregaram, mas sentiram o baque. E aí a parte física e a completa falta de entrosamento pesaram na hora de buscar um resultado adverso. Em busca de mais fôlego, Abel lançou vários meninos em campo, mas faltou ao Tricolor mais tranquilidade diante de um adversário que soube controlar o jogo e administrar o placar. Com o jogo sob controle, o Boavista esfriou o jogo e só saiu em boas condições. Aos 38, Maradona foi derrubado na área por Evanilson. Pênalti que Erick Flores bateu bem para liquidar a fatura.

Pegando fogo

Abel se protege do calor em jogo do Flu - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC. - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.

O forte calor em Bacaxá, região dos Lagos, castigou jogadores e integrantes das comissões técnicas dos clubes. Pelo lado do Flu, Abel Braga, em tentativa de se proteger do forte sol, amarrou toalhas na parte lateral do banco de reservas.

Recorde

O jogo em Bacaxá teve um significado especial para Abel Braga. Com 297 partidas, ele empatou com o uruguaio Ondino Vieira como o segundo treinador que mais dirigiu o Tricolor. Com 474 jogos, Zezé Moreira é o líder.

Intercâmbio

A delegação tricolor pegou a estrada em direção à Região dos Lagos nesta quarta-feira. Dada a proximidade com o centro de treinamento das seleções de vôlei, o Flu fez uma parada no local antes de seguir para o estádio. Os tricolores almoçaram e descansaram nas dependências sempre utilizada pelos atletas.

Retrospecto

Apesar da derrota nesta quarta, o Flu ainda tem boa vantagem no confronto histórico. Em 13 jogos, foram sete vitórias, três empates e três derrotas.

FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 3 X 1 FLUMINENSE
Data e hora: 16 de janeiro de 2018, às 16h30 horas (de Brasília)
Local: Elcyr Resende, em Bacaxá (RJ)
Juiz: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
Cartões amarelos: Frazan, Evanilson (FLU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Leandrão, aos 19 minutos; Caio, aos 29 minutos do primeiro tempo; Erick Flores, aos 10 e aos 38 minutos do segundo tempo

BOAVISTA
Rafael, Thiago Silva (Thiaguinho), Gustavão, Kadu e Julio Cesar; Douglas Pedroso (Elivelton), Marquinhos (Lucas Perdomo), Willian Maranhão e Erick Flores; Caio Cezar (Tartá) e Leandrão (Cláudio Maradona). Técnico: Eduardo Allax.

FLUMINENSE
Julio César, Ayrton, Frazan, Reginaldo e Dudu (Evanilson); Luiz Fernando (Ramon), Marlon Freitas e Caio; Robinho (Patrick), Romarinho (Lucas Fernandes) e Pedro. Técnico: Abel Braga