Topo

Botafogo deixa 'estilo Jair' no passado, mas sofre em jogos grandes em 2018

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/03/2018 04h00

Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo tinha uma forma clara de jogar. Se arrumava defensivamente e apostava nos contra-ataques. Foi assim que teve bons resultados, principalmente em jogos contra grandes equipes. Com a saída do treinador, o Alvinegro mudou de estilo e já não joga por uma bola.

Com a chegada de Alberto Valentim a diferença é clara. O atual time gosta da bola e tenta construir suas jogadas de ataque a partir de jogadas bem trabalhadas. O desempenho, no entanto, tem se contrastado com os resultados. Diante de times pequenos, o Alvinegro tem feito o "dever de casa". O problema é quando encara os grandes.

Até agora o Botafogo não venceu clássicos em 2018. Muito se deve à fraca passagem de Felipe Conceição. No total, são duas derrotas para o Flamengo e um empate com o Fluminense. No último sábado, o primeiro grande teste do novo treinador. O Alvinegro teve bom desempenho, mas saiu de campo derrotado pela primeira vez sob o comando de Alberto Valentim.

“Crescemos mais um pouco. Adversário de muita qualidade. Jogamos contra times menores, mas hoje fomos bem diante do Flamengo. Gostei muito e disse isso para eles. Infelizmente o resultado não veio. Vamos seguir em frente”, disse Valentim.

“Eu quero time que tenha a bola, não quero terminar com o número de posse de bola enorme e poucas finalizações. Se tem time fechado, quero futebol de posse e verticalidade. Foram 15 finalizações diante do Flamengo. Isso é importante”, completou o treinador.

Com a derrota, o Botafogo se mantém com seis pontos e cai para a quarta posição do Grupo C. O Alvinegro volta a campo na terça-feira, quando medirá forças com o Bangu, no Nilton Santos.