Topo

De volta ao Maracanã, Flu cumpre "protocolo" de olho na Copa do Brasil

Com a cabeça na Copa do Brasil, Fluminense encara o Nova Iguaçu no Maracanã - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Com a cabeça na Copa do Brasil, Fluminense encara o Nova Iguaçu no Maracanã Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2018 04h00

Os 100% de aproveitamento na Taça Rio e a iminente classificação às finais do Carioca tornam a partida deste domingo contra o Nova Iguaçu, às 19h30, no Maracanã, praticamente um protocolo a ser cumprido pelo Fluminense.

A volta ao estádio é um ponto positivo para time e torcida, mas as atenções estão voltadas para Florianópolis, local da “decisão” contra o Avaí, pela Copa do Brasil. Ciente de que o jogo desta tarde vale pouca coisa, o treinador Abel Braga deverá dar descanso a alguns jogadores. Um dos mais exigidos neste início de ano, Marcos Jr. é um dos que deve ganhar um refresco.

“No domingo, vamos ter de mudar alguma coisa. Para quinta, tempo de recuperação é menor e temos um jogo decisivo. Temos de ter muita consciência nesse momento”, adiantou Abel.

A decisão do treinador em concentrar suas energias para a competição nacional se ampara no regulamento do Estadual do Rio deste ano. Com 18 pontos conquistados na classificação geral, o Flu só perde para o Flamengo neste quesito. Como os quatro melhores disputam a fase final [campeão da Taça Guanabara, o Fla já tem vaga assegurada], o Flu precisa de uma vitória em dois jogos para não depender de combinação alguma de resultado.

Em paralelo, o Tricolor pode obter este lugar em caso de conquista do segundo turno. Com 10 pontos ganhos, o Fluminense está à frente de Portuguesa [também com 10] e o rival Botafogo, que soma nove na disputa por um lugar nas semifinais. Com a vida encaminhada no torneio local, a Copa do Brasil passa a ser mais do que nunca a prioridade.

Além da questão técnica e os benefícios esportivos, a parte financeira também pesa na hora de privilegiar a Copa do Brasil. Se superar o Leão, o Fluminense, que tem de reverter a derrota sofrida por 2 a 1 para o Avaí no Rio de Janeiro, abocanha mais R$ 1,4 milhão e mantém vivo o sonho de retornar à Libertadores.