Topo

Diego Alves defende pênalti, Fla vence e vai enfrentar Fluminense na semi

Do UOL, em São Paulo

18/03/2018 17h53

O Flamengo conseguiu se classificar para semifinal da Taça Rio, mas ficou em 2º lugar no Grupo B, por isso vai enfrentar o Fluminense, líder do Grupo C. Isso foi definido neste domingo (18), depois que o time rubro-negro goleou a Portuguesa-RJ por 4 a 0, com gols de Everton Ribeiro, Henrique Dourado e Geuvânio (dois).

O Flamengo tomou um susto aos 14min de jogo, pois foi marcado um pênalti para a Portuguesa-RJ. Mas Diego Alves defendeu e, logo depois, saiu o primeiro gol, marcado por Everton Ribeiro.

Isso fez a Portuguesa-RJ abandonar a tática de ficar na retranca, mas o time só levou em perigo em contra-ataques raros e em uma boa cobrança de falta, muito bem defendida por Diego Alves.

Após o intervalo, o Flamengo controlou o jogo e conseguiu o segundo gol em cobrança de pênalti de Henrique Dourado, aos 14min. A Portuguesa-RJ partiu para o tudo ou nada mais uma vez, mas errou demais e passou a sofrer com contra-ataques do Fla. Geuvânio, aos 40min  e 46min, decretou a goleada, com dois gols em que avançou pela direita e chutou de esquerda.

Vinicius Jr. no time titular

Carpegiani mandou a campo um time titular bastante ofensivo, com apenas um volante (Jonas) e quatro armadores (Everton Ribeiro, Everton, Diego e Vinicius Jr.). Após se destacar na Copa Libertadores, na última quarta-feira (14), Vinicius foi o centro das atenções no ataque. Ele perdeu uma boa chance de gol no 1º tempo, após tentar uma “cavadinha”. No 2º tempo ele teve uma atuação discreta e pouco produziu.

Pênalti perdido

Aos 14min, o juiz marcou pênalti porque a bola bateu no braço de Rodinei, após cruzamento de Philip. Tiago Amaral foi para cobrança, mas Diego Alves defendeu.

Primeiro gol

O susto fez o Flamengo acordar e abrir o placar. Aos 17min, Dourado escorou a bola para Everton Ribeiro, que recebeu no meio da área e mandou a bola para rede.

Henrique vaiado

Henrique Dourado cometeu muitos erros em lances simples durante o jogo, por isso foi vaiado pela torcida, que queria ver Lincoln no lugar dele. Mas o juiz marcou pênalti da Portuguesa-RJ, depois que a bola tocou na mão de Adriano. Foi a oportunidade perfeita para o centroavante se redimir. Especialista em cobranças de pênalti, ele fez o gol com tranquilidade e foi abraçado por todos jogadores de linha do Flamengo na comemoração.

Possível lesão

O volante Jonas tomou um pisão no pé esquerdo e foi substituído por Cuellar no intervalo. Ele será reavaliado nesta segunda-feira, no CT.

FLAMENGO x PORTUGUESA-RJ

Local: Estádio Kleber Andrade
Data: 18/03/2018
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda 
Cartões amarelos:  Everton (FLA), Jhonnatan (POR), Maicon Assis (POR), Marcão (POR), Abuda (POR)
Gols: Everton Ribeiro, aos 17min do 1º tempo; Henrique Dourado, aos 14min do 2º tempo; Geuvânio, aos 40min e 46min do 2º tempo.

FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei, Rhodolfo, Juan e Renê; Jonas (Cuellar); Diego, Everton Ribeiro, Everton (Geuvânio) e Vinicius Jr.; Henrique Dourado (Lincoln).
Técnico: Carpegiani

PORTUGUESA-RJ
Milton Raphael; Adriano, Luan, Marcão e Diego Maia; Muniz (Abuda) e Jhonnatan; Romarinho, Maicon Assis (Rayllan), Tiago Amaral e Phillip (Fabinho).
Técnico: João Carlos Ângelo