Freguesia ou novos tempos? Vasco e Bota põem status à prova em nova final

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vitor Silva/SSPress/Botafogo

    Botafogo e Vasco fazem o primeiro jogo da decisão do Carioca neste domingo

    Botafogo e Vasco fazem o primeiro jogo da decisão do Carioca neste domingo

Eis que novamente Botafogo e Vasco ficam frente a frente na final do Campeonato Carioca. Será a terceira vez nas quatro últimas decisões do torneio estadual que as duas equipes disputarão o troféu, com amplo domínio cruzmaltino nas edições anteriores. E é justamente este status que estará à prova a partir deste domingo (1), às 16h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos.

Para se entender melhor, vamos aos números: contando com a final de agora, o Botafogo participou de 10 das últimas 13 decisões do Estadual. Nenhum clube decidiu tanto quanto a equipe de General Severiano neste período. Títulos, no entanto, foram apenas três, e quando teve o Cruzmaltino pela frente, as lembranças não foram boas.

Nas duas vezes em que os rivais decidiram, o time de São Januário levou a melhor, sendo campeão em 2015 e 2016. Antes disso, os vascaínos jamais haviam vencido os botafoguenses em finais.

O jejum alvinegro sobre o Vasco já dura bastante tempo. O último título do Botafogo sobre o rival foi em 1997, naquela histórica decisão que contou com a "dancinha" de Edmundo e Gonçalves e que terminou com o gol do título de Dimba.

Presente no vice-campeonato de 2016, o experiente zagueiro Joel Carli pregou respeito ao Vasco: "A gente estuda muito o rival, mas os jogos vão mudando. Vasco é um time que tem um treinador muito inteligente e jogadores experientes. Vai ser uma final muito difícil, mas os dois times chegam preparados para um grande confronto".

Marinho de primeira viagem do Campeonato Carioca, o vascaíno Giovanni Augusto enalteceu o feito do Botafogo para chegar na final: "O Botafogo eliminou um dos principais clubes, favorito ao campeonato. Estão com a motivação alta, temos que respeitar, saber que será difícil. Sabemos que podemos fazer um bom jogo. Que sabe conseguimos uma boa vantagem."

A final do Campeonato Carioca acontecerá em dois jogos. O outro será no próximo domingo, mas no Maracanã. Em caso de dois empates, a decisão irá para os pênaltis.

BOTAFOGO X VASCO

Local:
Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (horário de Brasilia)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Eduardo de Souza Couto

Botafogo
Jefferson; Marcinho, Joel, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Marcelo, Léo Valência, Luiz Fernando e  Renatinho; Brenner
Técnico: Alberto Valentim

Vasco
Martín Silva, Yago Pikachu, Erazo, Paulão e Fabricio; Desábato, Wellington, Giovanni Augusto (Evander), Paulinho (Wagner) e Andrés Rios; Riascos
Técnico: Zé Ricardo

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos