Topo

Carioca - 2019

Fla se inspira em Abel para retomar rotina diante de sua maior tragédia

O treino do Flamengo um dia após a tragédia foi marcado pela oração dos jogadores e palavras de Abel Braga - Alexandre Vidal/Flamengo
O treino do Flamengo um dia após a tragédia foi marcado pela oração dos jogadores e palavras de Abel Braga Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/02/2019 04h00

O Flamengo terá uma missão difícil na noite de hoje. Às 20h30 (de Brasília), o Rubro-negro enfrenta o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara. No Maracanã, diante de inúmeras homenagens aos dez meninos mortos no incêndio do Ninho do Urubu, o clube tentará retomar a rotina diante da sua maior tragédia em 123 anos. A dor é enorme, o abalo é inegável e a inspiração para seguir está no técnico Abel Braga.

Na reapresentação do elenco um dia depois do incêndio, o treinador foi uma espécie de escudo para os atletas e demais integrantes do departamento de futebol. Ele reuniu o grupo, deu palavras de incentivo e deixou claro que a tragédia não será esquecida.

Por outro lado, Abel Braga disse que só o passar do tempo fechará algumas feridas, enquanto outras continuarão. Foi o treinador quem teve mais força para lidar com o fato e usou a também trágica morte do filho para dar apoio aos que vivem o dia a dia do Rubro-negro.

Abelão até hoje sofre com a partida precoce do filho João Pedro Braga, que caiu do apartamento da família no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 18 anos, no dia 29 de julho de 2017. A força com a qual voltou ao futebol ainda impressiona e a dolorida experiência é utilizada em mais um momento difícil na vida.

Experiente, Abel sabe que o emocional pode comprometer o desempenho dos seus comandados nas primeiras apresentações. Retomar a rotina não tem sido fácil e jogar também não será. Há até um entendimento nos bastidores caso as coisas não saiam como se espera.

Os jogadores querem vencer pelos dez meninos que perderam a vida dentro do contêiner e pretendem ser firmes o suficiente para isso. A vaga na final é um objetivo para que a noite de homenagens seja completa. O ambiente emotivo vai mexer com todos e as palavras de Abel serão importantes.

O Flamengo jogará de luto o ano inteiro, o triste fato dificilmente será esquecido a cada partida, mas é preciso recomeçar. E será no Maracanã, o estádio no qual os dez meninos do clube sonhavam em brilhar, o primeiro capítulo.

FLAMENGO X FLUMINENSE
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro:  Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Michael Correia

Flamengo
Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Gabigol
Técnico: Abel Braga

Fluminense
Rodolfo; Ezequiel, Matheus Ferraz, Digão e Marlon; Airton, Bruno Silva e Daniel; Luciano, Yony González e Everaldo
Técnico: Fernando Diniz