UOL Esporte Campeonato Francês
 
27/03/2010 - 14h56

Michel Bastos marca, Lyon bate lanterna e volta a sonhar com título francês

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Michel Bastos comemora ao marcar na vitória do Lyon

    Michel Bastos comemora ao marcar na vitória do Lyon

Após três jogos sem vencer, o Lyon bateu neste sábado o lanterna Grenoble em casa por 2 a 0 e voltou a sonhar com o título do Campeonato Francês. Michel Bastos marcou o primeiro gol do jogo que abriu a 30ª roda da competição. A vitória leva a equipe dos brasileiros Cris e Ederson à quarta colocação, provisoriamente, com 54 pontos, dois a menos do que Bordeaux e Montpellier, líder e vice e um atrás do Auxerre, terceiro. Olympique e Lille, que jogam resctivamente contra Sochaux e Montpellier no domingo, podem retomar as posições perdidas para o Lyon.

Após um bom começo de ano, com seis vitórias e um empate em sete jogos, o Lyon chegou na briga pelo título francês, mas empatou duas partidas seguidas e perdeu para o Olympique nas últimas três rodadas e caiu para sexto. Com a vitória deste sábado, volta à disputa de um campeonato que tem seis equipes separadas no topo da tabela por apenas cinco pontos. Já o Grenoble, com a derrota, se aproxima ainda mais do rebaixamento. Tem apenas 15 pontos, 14 a menos do que o Saint-Etienne, primeiro fora da zona de rebaixamento.

O jogo

Dependendo de uma vitória para voltar à briga pelo título francês, o Lyon tinha pela frente aquele que parecia o adversário perfeito: o Grenoble, lanterna da competição, em casa, com o apoio da torcida. Com o cenário favorável, começou pressionando. A primeira boa chance foi logo aos 6min, com o brasileiro Ederson, camisa 10, que chutou pra cima. Logo em seguida, Michel Bastos bateu falta perigosa para boa defesa do jovem goleiro Maubleu.

O Lyon marcava no campo de ataque e não deixava o Grenoble jogar até os 20min, quando a marcação afrouxou e os visitantes passaram a arriscar algumas subidas. Pouco a pouco o jogo foi ficando equilibrado, preso no meio, com as chances de gol rareando durante todo o restante do primeiro tempo.

Logo na volta do intervalo, porém, o Lyon conseguiu furar o bloqueio do Grenoble. Michel Bastos recebeu de Gomis na área, após boa jogada de Ederson, e tirou do goleiro para marcar o primeiro do time da casa, aos 3min.

O gol abriu a defesa dos visitantes, que tiveram que subir ao ataque para buscar o empate. Com isso, o jogo tornou-se mais agradável. Na velocidade, o Lyon chegava ao ataque quase sempre pelos pés de Michel Bastos, que caia pelas duas laterais tentando encontrar. O brasileiro jogou até os 22min, quando saiu, cansado, para dar lugar a Delgado.

A 14 minutos do fim do jogo, o zagueiro Cesar fez falta dura em Ederson, levou amarelo, reclamou e foi expulso, deixando o Grenoble com dez jogados. Já tendo realizado as três substituições, o volante Romão passou para a zaga, desconfigurando a equipe, que não levou mais perigo ao Lyon, que ainda marcou o segundo no finalzinho, com César Delgado.

Ao fim do jogo, o brasileiro Ederson comemorou a sua boa atuação e a vitória: "Foi muito bom poder jogar desde o início novamente. Me movimentei bem pelo campo, criando espaços para meus companheiros. O resultado positivo foi ainda melhor, pois estávamos precisando disso. Espero atuar assim mais vezes". 

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host