UOL Esporte Campeonato Francês
 
24/04/2010 - 15h58

Montpellier e Bordeaux tropeçam e dão adeus à briga pelo título francês

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Atual campeão francês, Bordeaux, de Gourcuff, perdeu para o Lorient e deu adeus a briga pelo título

    Atual campeão francês, Bordeaux, de Gourcuff, perdeu para o Lorient e deu adeus a briga pelo título

O Olympique de Marseille nem precisou entrar em campo neste sábado pelo Campeonato Francês para ficar ainda mais perto do título nacional que não conquista desde a temporada 1991/1992. Se até poucas semanas atrás, seis equipes brigavam pelo título da competição, na abertura desta 34ª rodada, dois destes times deram adeus definitivo à conquista: Montpellier e Bordeaux.

O Montpellier, quarto, não saiu de um empate sem gols com o Nancy, 13º, fora de casa, subiu aos 60 pontos, mas ainda tem oito de desvantagem em relação ao Olympique, que, se vencer o Saint Ettienne no domingo, em Marselha, vai a 71 pontos, faltando quatro rodadas para o final do Francês.

Já o Bordeaux, que liderou boa parte da competição e abriu a rodada em sexto, seguiu seu “Abril Negro” e perdeu mais uma: desta vez para o pequeno Lorient, fora de casa, por 1 a 0. O resultado só não foi pior porque logo no início do jogo, o árbitro não deu um pênalti claro para o Lorient, daqueles que se fosse marcado nenhum defensor nem questionaria e no segundo tempo a equipe da casa perdeu diversas chances de ampliar e até golear.

O único gol do jogo foi marcado por Gameiro, aos 11min. Ele saiu da linha do meio campo, recebeu lançamento longo e, na saída do goleiro, tocou por entre as pernas de Ramé, que falhou feito.

Com mais esta derrota, o Bordeaux fica em sexto, com 57 pontos, 11 a menos que o líder Olympique, que tem um jogo a menos e pode eliminar matematicamente o atual campeão francês da briga pelo bi já neste domingo.

Quem continua vivo é o Lille, que venceu o Le Mans fora de casa e assumiu a terceira colocação, com 61 pontos. O brasileiro Túlio de Melo abriu o placar para os visitantes aos 12min da primeira etapa. Maiga, aos 11min da segunda, empatou e Cabaye fez o segundo do Lille, que tem sete pontos a menos que o Olympique. A derrota deixa o Le Mans mais perto da segunda divisão. Tem 28 pontos, contra 36 do Saint Etienne, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Também seguem na briga pelo título também o Auxerre e o Lyon, além do Olympique. No domingo, primeiro visita o Toulouse e o segundo recebe o Monaco.

Na briga contra o rebaixamento, o Boulogne conseguiu postergar por pelo menos uma rodada a queda ao vencer o Sochaux por 3 a 0 neste sábado. Ainda tem, porém, nove pontos pra galgar até chegar ao Saint Etienne. O Grenoble, já rebaixado, perdeu para o Nice por 2 a 1.

Completando a rodada deste sábado, Rennes e PSG empataram em 1 a 1 em Paris. O resultado é ruim para os visitantes, que, se vencessem, chegariam a 54 pontos, ficando a seis do Montpellier na briga pela vaga frances na Liga Europa. Com 52, cai uma posição (para o Lorient), ficando em oitavo. O PSG é o décimo e só cumpre tabela.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host