UOL Esporte Campeonato Francês
 
12/05/2010 - 15h51

Com ótima atuação de Michel Bastos, Lyon vence Monaco e fica perto da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Lyon aproveitou o confronto adiado da 34ª rodada para dar um grande passo rumo ao seu principal objetivo neste término de temporada: garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Com participação do ‘selecionável’ Michel Bastos e do zagueiro Cris no primeiro gol e assistência de Éderson no terceiro, o Lyon venceu o Monaco por 3 a 0 no estádio Gerland, nesta quarta-feira, e alcançou o G-3 do Campeonato Francês, que termina no próximo sábado.

Empolgado por ver seu nome entre os 23 brasileiros que irão disputar a Copa do Mundo, Michel Bastos foi um dos destaques da partida e, além de cobrar o escanteio que resultou no primeiro gol, quase deixou sua marca em dois perigosos chutes de fora da área. O meia do Lyon, convocado por Dunga para a lateral esquerda, foi ainda quem mais finalizou na partida: seis vezes.

CLASSIFICAÇÃO ATUAL

CLUBE PONTOS
1º - Olympique 75
2º - Lille 70
3º - Lyon 69
4º - Auxerre 68
5º - Montpellier 66

O resultado levou o Lyon aos 69 pontos na classificação, ultrapassando assim o Auxerre (68) e assumindo a terceira colocação, que dá direito a uma vaga na ‘repescagem’ da Liga dos Campeões. Para entrar já na fase de grupos da competição, o Lyon precisa vencer o Le Mans, em casa, e torcer por um tropeço do Lille, que tem 70 pontos e sai para enfrentar o Lorient na última rodada.

Diante de uma defesa completamente fechada, especialmente no centro, o Lyon passou a tentar explorar as jogadas pelas laterais e, especialmente, os cruzamentos na área. Em um deles, Lisandro López cabeceou para o chão e quase marcou, mas a bola passou à direita do gol de Ruffier. Mas aos 28min, de tanto insistir com bolas na área, o gol saiu, e de maneira bastante ‘brasileira’.

Um dos 23 convocados de Dunga para a Copa do Mundo, Michel Bastos bateu escanteio da esquerda e o zagueiro Cris, sequer relacionado na lista de ‘stand-by’ do treinador brasileiro, desviou de cabeça para o meio da área; o meio-campista Pjanic encontrou espaço para finalizar de esquerda e acertou uma bomba que passou por diversos defensores do Mônaco, inclusive pelo goleiro Ruffier.

Recuado, e ineficiente nas tentativas de contra-ataque, o Mônaco chegou a sua primeira boa chance na partida somente aos 40min, com Pino finalizando da entrada da área e a bola indo próxima à trave direita do gol de Lloris. Quase nos acréscimos, o brasileiro Michel Bastos acertou a trave em chute de esquerda de fora da área, e quase ampliou.

Na volta do intervalo, o Lyon conseguiu chegar ao segundo gol em apenas três minutos. O atacante Gomis recebeu de Pjanic e, quase da pequena área, bateu de direita, acertando o ângulo. Pouco depois, o meia Éderson, que havia entrado logo no começo do primeiro tempo no lugar do contundido Kallstrom, acertou um forte chute de fora da área e fez Ruffier trabalhar.

Aos 21min, foi a vez de Michel Bastos arriscar em uma falta de muito longe; o forte chute ainda contou com desvio na barreira para quase enganar Ruffier, que recuperou-se a tempo e evitou o terceiro do Lyon. Depois, com o resultado praticamente na mão e sem receber sustos do Mônaco, o Lyon ainda chegou ao terceiro com o argentino Lisandro López, batendo de esquerda de dentro da área após assistência de Éderson.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host