Topo

Ainda sem Neymar, PSG vence sem dificuldades em estreia no Francês

Cavai chuta para marcar o primeiro gol do PSG contra o Amiens - Francois Mori/AP Photo - Francois Mori/AP Photo
Cavai chuta para marcar o primeiro gol do PSG contra o Amiens
Imagem: Francois Mori/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

05/08/2017 14h06

Ainda sem poder contar com o atacante Neymar, o Paris Saint-Germain estreou na temporada 2017/18 do Campeonato Francês com uma vitória fácil por 2 a 0 sobre o recém-promovido à primeira divisão Amiens, neste sábado (5), no estádio Parc des Princes.

O primeiro gol da partida foi anotado pelo uruguaio Edinson Cavani, no primeiro tempo. Depois do intervalo, o atacante deu uma assistência para o argentino Javier Pastore, que fechou o placar. O jogo, porém, parece ter ficado em segundo plano. O grande personagem do dia em Paris foi Neymar, finalmente apresentado para a torcida do clube, que o ovacionou.

O brasileiro não pôde jogar porque os documentos da federação espanhola não chegaram a tempo de fazer a sua inscrição na federação do país. Desse modo, a estreia de Neymar deve acontecer apenas no outro domingo (13), quando o PSG visita o Guingamp, pela segunda rodada do Campeonato Francês.

Festa para Neymar

Neymar mexeu com a programação do Campeonato Francês. Mesmo sem estar em campo, o brasileiro fez com que o duelo começasse às 12h15 (de Brasília). O atraso em 15 minutos estava diretamente relacionado com o brasileiro. Cerca de uma hora antes do duelo, ele foi apresentado aos torcedores, que entoavam uma versão adaptada de "Aquarela do Brasil". No estádio, 40 mil pessoas fizeram muita festa para o atacante, que no centro do campo falou aos torcedores em "fazer história". Depois do discurso, caminhou para a volta olímpica. Cercado por diversas crianças, chutou bolas em direção às arquibancadas. Na parte final do evento, ele quebrou o protocolo ao se encaminhar até a arquibancada, tirar a camisa e jogar para os fãs.

A escalação

O PSG foi a campo com Dani Alves pela direita, Kurzawa pela esquerda e Marquinhos e Thiago Silva na defesa. No meio, três jogadores: Thiago Motta, Verratti e Rabiot. Di Maria, Pastore e Cavani foram escalados no ataque. Dos 11 titulares, sete eram sul-americanos, sendo quatro brasileiros (embora Motta seja naturalizado italiano), dois argentinos e um uruguaio.

O zagueiro Marquinhos em ação pelo PSG contra o Amiens - Thomas Samson/AFP Photo - Thomas Samson/AFP Photo
O zagueiro Marquinhos em ação pelo PSG contra o Amiens
Imagem: Thomas Samson/AFP Photo

Domínio

Como esperado, o Paris Saint-Germain dominou o jogo, porque o Amiens, que disputava pela primeira vez na sua história um jogo na primeira divisão do futebol francês, só pensava em se defender. No primeiro tempo, porém, o time da casa mostrou um pouco de dificuldade na parte final do campo, até porque o adversário montou um muro na sua defesa. As finalizações também deixaram a desejar. Depois de muita tentativa, o primeiro gol veio aos 42 minutos, com Cavani, que cortou um marcador na área e chutou de esquerda para as redes.

Gols perdidos

No segundo tempo, o domínio do PSG continuou. Com a vantagem no placar, o time achou mais espaços para atacar, mas faltou calibrar o pé. Somente Di Maria teve duas grandes chances na frente de Gurtner. Na primeira, parou no goleiro. Na segunda, mandou para fora. Cavani também teve uma oportunidade clara. O segundo gol surgiu aos 34 minutos, num ataque rápido, em que Cavani serviu Pastore, que, sozinho, mandou para as redes, sem dificuldades.

Um olho no peixe e outro no... Neymar

As câmeras da partida tinham dois focos: o jogo e as tribunas onde estavam Neymar e sua família. O jogador foi mostrado diversas vezes durante o jogo. Logo após o primeiro gol, o brasileiro, que estava ao lado do seu pai, apareceu aplaudindo de pé a jogada de Cavani. Ele não foi esquecido nem quando Thiago Motta foi substituído por Matuidi. Apareceu, novamente, aplaudindo. Após o gol de Pastore, mais palmas e mais câmeras...

Onde Neymar vai entrar?

O PSG joga num esquema parecido com o Barcelona (três atacantes). Na Espanha, Neymar atuava aberto pela esquerda. Se assim for também na França, como realmente deve ser, é bem provável que o técnico Unai Emery tire Pastore, que jogou aberto pela esquerda neste sábado. Di Maria caia pela direita, enquanto Cavani ficou centralizado.