Topo

Neymar encara primeiro desafio de elite pelo PSG

Gonzalo Fuentes/Reuters
Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

17/09/2017 04h00

O nível técnico do Campeonato Francês é constantemente questionado por críticos da transferência de Neymar ao PSG. A rotina de duelos contra times pequenos preocupa e o teste deste domingo marca um diferencial. O Lyon é colocado como uma das equipes de elite da competição. Assim, o camisa 10 terá o primeiro grande desafio.

O duelo ocorre neste domingo às 17h (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris. E a expectativa do PSG é de escalação da força máxima encabeçada pelo trio de ataque Neymar, Mbappé e Cavani.

No Campeonato Francês, o PSG é o líder com 100% de aproveitamento nos 5 jogos realizados – vitorias contra o Armiens, Guingamp, Tolouse, Saint-Étienne e Metz -. A facilidade encontrada até o momento faz o time ter saldo de gols positivo de 16, com 19 gols marcados e apenas 3 sofridos.

“Não vejo isso (nível técnico do Campeonato Francês) como problema. A competição é disputada e cheia de adversários fortes. O Monaco e o Lyon sao times que podem bater de frente com qualquer outro da Europa”, disse Neymar na apresentação ao PSG no mês passado.

O Lyon abriu a sexta rodada do Campeonato Francês estando invicto com três vitorias e dois empates. O time é o terceiro colocado, com 11 pontos – Monaco ocupa a segunda posição, com 12.

Na história do Campeonato Francês, o Lyon tem até número de títulos maior que o do PSG. São 7 conquistas no total, sendo todas em sequência da temporada 2001/2002 à 2007/2008. Já o PSG tem 6 títulos conquistados.

“O PSG não vai enfrentar adversários do nível elite da Champions (Liga dos Campeões). Mas não é esperada facilidade contra o Lyon. O duelo é historicamente complicado e representa um clássico por aqui. A maior provação de Neymar no momento”, explicou Florent Tourchet, repórter do jornal esportivo francês Le Equipe.