Topo

PSG empata em 0 a 0 com Caen em despedida de técnico e de Thiago Motta

Thiago Motta durante a última partida como profissional em Caen x PSG - David Vincent/AP PHOTO
Thiago Motta durante a última partida como profissional em Caen x PSG Imagem: David Vincent/AP PHOTO

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 17h47

O Paris Saint-Germain empatou com o Caen por 0 a 0 fora de casa, neste sábado (19), pela última (38º) rodada do Campeonato Francês. Vencedor do torneio com seis etapas de antecipação, o PSG entrou em campo com um elenco cheio de reservas e de olho na próxima temporada, após a Copa do Mundo da Rússia.

A equipe não contou com Neymar, que foi liberado para continuar a recuperação de contusão no Brasil, Cavani e Daniel Alves, lesionados, e Thiago Silva e Di Maria no banco. A partida, último compromisso do PSG na temporada, marcou as despedidas do treinador Unai Emery, que não renovou contrato, e Thiago Motta, que irá se aposentar.

Ameaçado pelo rebaixamento, o Caen, por sua vez, entrou em campo precisando manter o empate para não cair. Com uma atuação segura do goleiro Brice Samba, os anfitriões garantiram a igualdade no placar e permanência na primeira divisão. Missão cumprida.

Foi bem: Brice Samba

A torcida da casa pode creditar a permanência na elite do futebol francês à boa atuação do goleiro Brice Samba. Seguro, o arqueiro respondeu à altura sempre que foi exigido nos poucos ataques adversários e foi um dos responsáveis por dar moral à defesa do Caen, que ficou bem postada, difícil de o PSG furar, durante os 90 minutos.

Foi mal: Javier Pastore

Fora da Copa do Mundo, o meia argentino, que chegou a cogitar sair do PSG por não receber muitas oportunidades, não se mostrou muito motivado em campo. Principal ponto de articulação dos parisienses no meio de campo, ele não arriscou chutes de fora, errou bastante e não participou de lances de perigo.

2ª vez de Timothy Weah

O atacante norte-americano Timothy Weah, 18, foi um dos reservas que ganhou oportunidade neste sábado. Entrou na posição que seria de Neymar e fez seu segundo jogo com a camisa do PSG. Filho do atual presidente da Libéria, ex-jogador do clube e ganhador da Bola de Ouro em 1995, George, ele é considerado uma das jovens promessas do futebol mundial. O jogador, porém, teve atuação discreta. Levou um amarelo e não participou de lances de perigo.

Jogo frio

Confiando no empate, e com a vantagem de jogar em casa, o Caen não quis arriscar contra o bicampeão absoluto do Francês. A equipe da casa até chegou a ameaçar algumas vezes o PSG, que contou com uma atuação segura do arqueiro Areola. Os parisienses, recheados de reservas, tampouco fizeram diferente. Buscaram um ou outro ataque, mas se preocuparam mais em manter a temperatura fria do jogo.

Despedida de Emery

O técnico Unai Emery em Caen x Paris Saint-Germain - Pascal Rossignol/Reuters - Pascal Rossignol/Reuters
Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

O técnico espanhol Unai Emery comandou o PSG pela última vez, contra o Caen. Após dois anos, ele fez sua última partida à frente da equipe em que conquistou todos os títulos possíveis no futebol francês por duas vezes: o Nacional, a Copa da França, a Copa da Liga e a Supercopa. O treinador, porém, acumulou insucessos na Liga dos Campeões, eliminado pelo Barcelona em 2017 e pelo Real Madrid em 2018.

Emery não renovou com o clube no final deste ano e será substituído pelo alemão Thomas Tuchel, 44, ex-técnico do Borussia Dortmund. Na despedida, o espanhol agradeceu à torcida do PSG e desejou sorte ao sucessor: “É um grande treinador. Vai encontrar aqui muita qualidade e comprometimento em um clube em crescimento. É uma boa oportunidade que merece ter.”

Adeus de Thiago Motta

O volante brasileiro, 35, teve sua despedida dos gramados na 38ª rodada do Campeonato Francês. Ele anunciou que iria se aposentar do futebol no final da temporada 2017-2018. Na carreira, ele vestiu a camisa de grandes clubes como a Juventus, da Itália, o Barcelona, o Atlético de Madri e a Inter de Milão.