UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
15/01/2010 - 10h18

Grêmio quer retomar hegemonia no Gaúcho; Inter começa com time B

Daniel Cassol*
Em Porto Alegre (RS)

Apesar de sazonalmente apresentar algum time revelação do interior, o Campeonato Gaúcho ainda é uma disputa de poder entre Grêmio e Internacional. E na competição que inicia neste sábado, é o Grêmio quem parece mais focado em recuperar a hegemonia estadual.

CONFIRA OS GRUPOS DO GAÚCHÃO 2010

Grupo 1 Grupo 2
Avenida Caxias
Esportivo Internacional
Grêmio Pelotas
Inter-SM Santa Cruz
Juventude São José
Novo Hamburgo São Luiz
Porto Alegre Universidade
Ypiranga Veranópolis

O Internacional vai disputar pelo menos as três primeiras partidas com o time B, já que a equipe principal estará voltada à Copa Libertadores, que inicia no 23 de fevereiro. Enquanto isso, a equipe tricolor reforçou grande parte do seu elenco. Da equipe que foi eliminada pelo Inter no Gauchão de 2009, sobraram Victor, Réver, Rafael Marques, Adilson, Souza e Fábio Santos, além de Jonas, ainda com futuro incerto na equipe.

A estes, a direção acrescentou qualidade: vieram Ferdinando, Hugo, Leandro e Borges, na equipe que vem treinando como titular em Bento Gonçalves, além de nomes como Fabio Rochemback e Lúcio, que chegaram no ano passado. O objetivo do Grêmio não é apenas usar o Gauchão como preparação para a Copa do Brasil, que começa no dia 10 de fevereiro para os tricolores.

“É um campeonato muito importante para nós. Temos que vencer, voltar a dar alegrias ao torcedor. Sei que temos condições disse”, diz o presidente tricolor, Duda Kroeff. A ideia é recuperar a hegemonia consolidada pelo Internacional ao longo dos anos 2000: desde o início da década, o Internacional foi campeão seis vezes e o Grêmio apenas três. Do interior, o intruso foi o Caxias, campeão em 2000.

Já o Inter deve jogar pelo menos as três primeiras partidas com o time B. É possível que a equipe titular entre em campo contra o Juventude, antes do primeiro Gre-Nal da competição, que novamente será disputado em Erechim, no próximo dia 31. É o que querem os jogadores. “Eu preferiria entrar um jogo antes. Para adquirir um ritmo e aí sim entrar no Gre-Nal. Na minha opinião seria válido a gente começar uma partida antes”, destaca Giuliano.

EQUIPES DO INTERIOR DO ESTADO BUSCAM FAÇANHA

Se conquistar o título do Gaúchão é prerrogativa quase só de Internacional e Grêmio, as equipes do interior redobram esforços a cada início de temporada para, pelo menos, dificultar o caminho dos grandes da capital.

Uma delas é o Novo Hamburgo, clube da cidade de colonização alemã, que trouxe os reforços mais chamativos para 2010: Rodrigo Mendes, ex-Grêmio, e Michel, ex-Internacional, além de nomes como Kempes, com passagem pelo Caxias e pela Portuguesa, e Gustavo Papa, que já defendeu Inter e Coritiba.

O time principal do Inter é semelhante ao que venceu o Gauchão em 2009. Apenas Magrão, Álvaro e Nilmar saíram do grupo. Lauro, Bolívar, Índio, Kléber, Sandro, Guiñazu, D’alessandro, Andrezinho, Taison e Alecsandro participaram da última partida contra o Caxias ano passado, vencida pelo Inter por 8 a 1. De lá para cá, o clube consolidou Giuliano como destaque e trouxe reforços como o zagueiro Fabiano Eller, o volante Wilson Mathias, o meia Thiago Humberto e o atacante Edu.

O atacante Taison vê no Gauchão a chance de voltar a ser titular da equipe, se repetir a atuação do campeonato de 2009, quando marcou 15 gols e se tornou o artilheiro da competição. “Campeonato Gaúcho sempre é bom jogar, ainda mais eu, que fui destaque, goleador. Quero ser de novo”, diz.

Mas é claro que o Gauchão serve mais do que preparação para o ano. Mesmo preterido, perder a competição estadual significa, na maioria dos casos, permitir que o maior rival comece o ano comemorando um título. É por isso que o meia Souza não quer saber de priorizar a Copa do Brasil. “Não adianta dar prioridade a uma competição e esquecer da outra. O Estadual dá moral o ano todo. Temos que voltar a vencer clássicos, isso é o que realmente importa”, dispara.

* Colaboraram Marinho Saldanha e Jeremias Wernek

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host