UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
17/01/2010 - 07h00

Desfalcado, Grêmio estreia contra o Pelotas para retomar hegemonia

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
  • Técnico Silas fará sua estreia no comando do Grêmio na primeira rodada do Campeonato Gaúcho

    Técnico Silas fará sua estreia no comando do Grêmio na primeira rodada do Campeonato Gaúcho

O Grêmio não vence o Campeonato Gaúcho desde 2007. De lá para cá assistiu o Internacional ser campeão dois anos seguidos sem sequer chegar até a final. Buscando retomar a hegemonia no Estado e conquistar o primeiro título da atual gestão do clube, a estreia está marcada para este domingo, às 17h (de Brasília), contra o Pelotas na Boca do Lobo.

O técnico Silas Pereira não irá poder escalar o time ideal. Desfalcado de Mário Fernandes e Fábio Rochemback, os 11 que entrarão em campo não atuaram juntos em nenhuma oportunidade nos trabalhos de pré-temporada. O zagueiro, que vem sendo improvisado como lateral-direito, não terá condições de atuar nem no segundo jogo do confronto devido a uma lesão muscular. Já Fábio ainda não reúne as melhores condições físicas e deve voltar somente contra o Veranópolis, na terceira rodada.

Mistérios reinam sobre a formação e os substitutos destes jogadores. Para a lateral, Henrique, Ferdinando e até Maylson são as opções. Porém sempre que um destes foi colocado na função, três zagueiros foram utilizados. Com Leandro liberado pelo departamento médico, um número maior de defensores se torna uma possibilidade menor, mas não descartada.

A intenção de Silas Pereira, que estreia no comando do time tricolor, é escalar uma equipe ofensiva, mas o treinador depende de ajustes finais para realizar seu desejo. Desgastados, os jogadores do Grêmio ressaltaram durante a pré-temporada que o torcedor precisa ser paciente e que muitas dificuldades serão encontradas no confronto com o Pelotas.

O adversário, por sua vez, comemora o retorno a primeira divisão estadual. Arquirrival do Brasil de Pelotas (que foi rebaixado em 2009), o clube tem a responsabilidade de ser o único representante da zona sul do Estado no torneio. Recheado de jogadores experientes, as principais atrações do Pelotas são o centroavante Sandro Sotilli, de 36 anos, o lateral-direito Maurinho, com passagens por Cruzeiro, Santos e Palmeiras, e o volante Carlos Gavião, revelado pelo Grêmio.

O técnico Beto Almeida disse não haver dificuldade em enfrentar um adversário do porte do Grêmio logo na primeira rodada do campeonato. “Não há o que se reclamar. Se não for agora será depois. A gente ainda pode tirar alguma vantagem do princípio de temporada deles. Pior seria enfrentar o time já arrumado”, revelou.

PELOTAS X GRÊMIO

Data: 17/01/2009 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Altemir Hausemann e Júlio César Santos

GRÊMIO
Victor; Ferdinando(Maurício), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Souza e Hugo; Leandro e Borges
Técnico: Silas Pereira

PELOTAS
Jonatas; Dick, Bruno Salvador, Jonas e Diego; Gavião, Jardel, Jé e Maicon Sapucaia; Tiago Duarte e Sandro Sotilli
Técnico: Beto Almeida

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host