UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
17/02/2010 - 07h00

Grêmio enfrenta o Veranópolis buscando não sofrer gols pela 1ª vez no ano

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

A classificação do Grêmio para as finais do Gauchão não foi difícil. Com 3 rodadas de antecedência, o time de Silas Pereira já estava garantido nas quartas de final. Porém, se engana quem pensa que o time tricolor teve vida fácil na competição. Com atuações preocupantes do sistema defensivo, o torcedor viu o Grêmio se obrigar a virar 5 jogos e sofrer gols em todas as partidas. Nesta quarta-feira, às 21h50, no Olímpico, contra o Veranópolis, o objetivo é não levar nenhum gol para evitar sustos em seus aficionados e garantir vaga na semifinal do estadual.

Os confrontos nas fases finais são definidos em jogo único, semelhantes a Copa do Mundo. Portanto, se sair perdendo, o time tricolor terá obrigação de buscar o resultado em pouco tempo. "Certamente, se sofrermos um gol ficará muito difícil. Mas tenho certeza que estamos resolvendo bem os problemas", disse o técnico Silas Pereira em entrevista coletiva.

A marcação gremista foi enfatizada no último treinamento antes do confronto. Com os portões fechados, Silas orientou os jogadores de meio campo e até atacantes para pressionarem os adversários. "A primeira coisa que temos conversado é que a marcação precisa começar lá na frente. Quando se marca bem, se toma a bola mais na frente e ela chega mais rápido", disse o atacante Leandro.

"Não posso dizer quem joga sem esperar informações do adversário", falou Silas logo no princípio de sua entrevista coletiva, mantendo o mistério no time. Hugo e Leandro, recuperados de lesão, ficam à disposição, porém devem começar no banco de reservas. Maylson deve ser mantido na armação ao lado de Douglas. Com a ausência de Adílson, Fábio Rochemback seguirá no meio. Ferdinando, que foi poupado contra o São José, retomará a condição de titular. Fábio Santos é o substituto natural de Lúcio, que para por 6 meses.

"O mais importante é ganhar o jogo. Todo o trabalho que estamos fazendo com a defesa, é para que surta efeito amanhã (quarta-feira). Queremos ganhar o jogo e não sofrer gols, mas é coisa de jogo se sofrer. Estamos criando muito, isto é um fator muito bom",comentou Silas.

O advesário se garantiu nas finais somente na última rodada. Com uma vitória sobre o Ypiranga, o Vec atingiu o quarto lugar no grupo 2 com 17 pontos, mesma pontuação do Grêmio, primeiro colocado do grupo 1. O time treinado pelo ex-goleiro Gilmar Dal Pozzo conquistou um empate no primeiro turno do estadual em pleno estádio Olímpico. O lateral Cris volta de lesão e fica à disposição de Gilmar. Da mesma forma que no Grêmio, a escalação não foi divulgada.

O Veranópolis tem o ataque mais positivo do certame com 20 gols marcados e busca fazer história no Olímpico. "Faltou lucidez para fazer o segundo gol. O Grêmio se atira mais, mas dá mais espaço", disse Gilmar Dal Pozzo ao UOL Esporte.

Quem passar entre Grêmio e Veranópolis enfrenta na semifinal da Taça Fernando Carvalho, o vencedor de São José e Internacional de Santa Maria. Do outro lado da chave estão Juventude, Internacional de Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Luiz. Em caso de empate a partida será decidida nas cobranças de pênalti, quesito treinado por ambos os times na véspera do confronto.

GRÊMIO X VERANÓPOLIS

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Transmissão na TV: RBSTV
Árbitro: Leonardo Gaciba
Auxiliares: José Franco Filho e Marcelo Oliveira

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Maurício, Rafael Marques e Fábio Santos; Ferdinando, Fábio Rochemback, Maylson e Douglas; Jonas e Borges.
Técnico: Silas Pereira

VERANÓPOLIS
Vanderlei; Raulen, Ademir, Marcelo e Romano; Marquinhos, Fernando Miguel, Eduardinho e Marcos Paraná; João Paulo e Kito.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host