UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
18/02/2010 - 07h00

Com Edu no meio, Inter pega Juventude para recuperar bom futebol

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre
  • Guiñazu volta ao time nesta quinta

    Guiñazu volta ao time nesta quinta

Ingredientes novos não faltam para o reencontro de Inter e Juventude, às 21h50 desta quinta, valendo vaga nas semi finais da Taça Fernando Carvalho. Além de precisar superar o time da Serra, os comandados de Jorge Fossati entram em campo necessitando mostrar um bom futebol depois da brusca queda de rendimento diante de Avenida e Esportivo. Outro fator é Edu, agora titular do meio-campo, roubando a vaga de Giuliano. Além disso, tem a polêmica das datas, que com o avanço do clube colorado para a próxima fase, irá atrapalhar a estreia do representante gaúcho na Libertadores da América, na terça, contra o Emelec.

O primeiro passo para o Inter avançar no primeiro turno do Campeonato Gaúcho é voltar a ter boas atuações, tal qual foi exatamente contra o Juventude ainda na fase classificatória. Naquela oportunidade, o Inter passeou em campo e fez 5 a 0 no jogo que ficou marcado pela lesão grave da face de D'Alessandro e pela estreia do time principal no Gauchão. Na sequência, o clássico Gre-Nal e depois três jogos ruins, com nove pontos conquistados, mas uma desconfiança instalada entre os torcedores.

A boa notícia para o jogo é a volta do capitão Guiñazu, que fez muita falta em Bento Gonçalves no último sábado. Nei é mais uma que regressa ao time e define por que o rendimento foi tão ruim contra o Avenida e Esportivo. “A gente estava classificado e acontece de entrar meio relaxado, não dando o 100%. Agora é outra história, ganha ou está fora”, disse o titular do lado direito do meio-campo. A motivação será diferente por parte do Juventude na visão do ala, algo que é requer atenção. “O time deles vai vir bem mais motivado, todos querem eliminar o Inter e ganhar moral para o restante do campeonato”, completou.

Giuliano vai para o banco e Edu recua

Soma-se a isso tudo um novo meio-campo, com a presença de Edu. Outrora segundo atacante, o jogador será o elo entre ataque e setor criativo. Giuliano vai para o banco de reservas devido as fracas atuações nas partidas recentes. Com o câmbio, Jorge Fossati busca sanar o problema ofensivo, porém vai precisar despertar em Kleber a mesma volúpia do início do Gauchão para conseguir uma produção melhor para a dupla Taison e Alecsandro.

Prevendo uma dificuldade normal para adaptação da equipe ao novo armador, o treinador uruguaio delegou a Taison a missão de auxiliar Edu na nova função. Para tanto, o atacante vai revezar o posicionamento com o companheiro, dando liberdade de avanço em alguns momentos. "Quem joga no ataque joga na meia, não é tão diferente. Vou ajudar o Edu, quando ele precisar eu fico mais e ele desce pro ataque", explicou o atacante, companheiro de Alecsandro.

A defesa segue com dois terços de seus titulares afastados por lesão. Fabiano Eller e Índio se recuperam bem, mas dificilmente estarão em campo até mesmo para o começo da Libertadores, na terça, contra o Emelec. Com isso, Sorondo permanece como líbero, Danilo pela esquerda e Bolívar na direita. Sem Bruno Silva, fora da relação de concentrados, Nei volta ao time.

Para completar, Fossati não deixa morrer a polêmica das datas definidas pela Federação Gaúcha de Futebol. O Internacional sente-se prejudicado pela entidade por ter que jogar dois dias antes de seu primeiro jogo pela Libertadores, mesmo tendo a melhor campanha da fase classificatória. “Fomos obrigados a fazer uma escolha que vai prejudicar o Inter”, apontou Jorge Fossati em entrevista coletiva.

Juventude aposta em entrosamento no Beira-Rio

O técnico Osmar Loss ainda convive com o gosto amargo da goleada sofrida na primeira fase para o Inter. Porém os jogadores do Juventude apostam em outro placar no final dos noventa minutos baseando-se em um período maior de trabalho do treinador desde aquele resultado. “Perdemos porque o time estava se estruturando, os jogadores ainda estavam muito desentrosados. Agora estamos numa outra situação”, disse o volante Júlio César. A última vitória da equipe da Serra aconteceu no dia 23 de janeiro, 3 x 2 contra o Universidade, no estádio Alfredo Jaconi.

INTERNACIONAL X JUVENTUDE

Data: 18/02/2010 (quinta-feira)
Horário: às 21h50min (horário de Brasília)
Transmissão na TV: Pay Per View
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Altermi Hausmann e João Lúcio Jr.

INTERNACIONAL

Lauro; Bolívar, Sorondo, Danilo Silva; Nei, Sandro, Guiñazu, Edu e Kleber; Taison e Alecsandro.
Técnico: Jorge Fossati

JUVENTUDE

Silvio Luiz; Diego Rosa, Fred, Victor e Calisto; Julio César, Edenilso, Lauro e Hiago; Bruno e Marcos Denner.
Técnico: Osmar Loss

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host