UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
Neco Varella/Freelancer

Borges (e) marcou mais um; Grêmio tem melhor atuação de 2010

20/02/2010 - 21h25

Com boa atuação, Grêmio resolve partida em 2 minutos e se garante na final

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

Para vencer a semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o técnico Silas Pereira não levou em conta a possibilidade de enfrentar o Inter na final. Respeitando o Internacional de Santa Maria, escalou todos titulares. Repetindo a formação da última partida, o Grêmio resolveu o jogo em 2 minutos. Em campo a equipe gremista foi sempre melhor que o adversário e teve sua melhor atuação no ano. A vitória por 4 a 1 transforma o time tricolor no primeiro classificado para a final da Taça Fernando Carvalho, primeiro turno do Estadual.

Desde o primeiro minuto de jogo, ficou clara a disposição do Inter de Santa Maria no jogo: se defender. Com o 3-6-1 proposto por Bagé, o time limitou-se a especular contra ataques. Melhor, o Grêmio criou algumas oportunidades de fora da área. Contando com o ímpeto de Leandro, o time demonstrou a evolução citada por Silas em entrevista coletiva.

Com o posicionamento defensivo do adversário o Grêmio trocava passes e aguardava erros do time do interior. Exatamente o que ocorreu aos 13 minutos do primeiro tempo. O goleiro Douglas saiu jogando de forma equivocada, Jonas roubou a bola, cruzou para Borges que cabeceou na trave, no rebote Leandro perdeu chance clara.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
10min - Douglas cruza e Fábio Santos chuta por cima
13min - Jonas cruza para Borges que cabeceia na trave, no rebote Leandro perde chance clara
33min - Jonas cruza e Sananduva quase faz contra
34min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Leandro cruza e Rafael Marques cabeceia para a rede
36min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Contra ataque em velocidade Douglas toca para Jonas que rola para Borges marcar
40min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Fábio Rochemback pega o rebote do chute de Jonas e enche o pé
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOOLLLL DO INTER-SM!!!! Dudu bate falta com violência, Victor defende e Émerson Bala faz no rebote
36min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Hugo entra pela esquerda e bate cruzado

Por orientação de Silas, o Grêmio recuou a marcação para tentar fazer com que o oponente saísse de trás. Com isso, o Inter-SM avançou e deu mais espaços. Demorou 33 minutos para o time de Silas resolver o jogo, mas em 2 minutos a vitória foi decretada. No primeiro lance, Leandro cruzou e Rafael Marques marcou de cabeça. A bola saiu, o Inter-SM foi para o ataque, e no contra golpe, em uma jogada trabalhada por Douglas e Jonas, Borges fez o segundo. Entre os 34 e os 36 minutos o time tricolor terminou com o confronto. Borges marcou seu décimo primeiro gol em 11 jogos.

O terceiro gol foi consequência dos demais. Fábio Rochemback tabelou com Jonas que bateu, a bola estourou no adversário e Fábio encheu o pé. O Grêmio, certamente, disputava sua melhor partida em 2010. O 3 a 0 dava a tranquilidade para os 45 minutos finais. O objetivo passou a ser um tabu criado nesta temporada: acabar uma partida sem levar gol.

A manifestação do técnico do Inter-SM, Bagé, ao final do primeiro tempo, demonstrou o sentimento do time do interior para a etapa final. "Vou tentar organizar para não tomar mais, o cansaço está nos preocupando", afirmou.

No segundo tempo o Grêmio seguiu mandando no jogo. A atuação coletiva do time foi tão boa que os torcedores até "perdoaram" Ferdinando, vaiado antes do início da partida, mas aplaudido quando foi substituído. Porém, a escrita foi mantida, aos 10 minutos, Dudu bateu falta com violência, Victor deu rebote e Emerson Bala fez de cabeça.

Se o Grêmio garantiu a vitória em 2 minutos, o Inter de Santa Maria encerrou suas chances de reação também em 2 minutos. Deives Thiago recebeu cartão amarelo em uma falta fora da bola sobre Fábio Rochemback, e 2 minutos depois, cometeu mais uma falta, agora em Leandro, e foi expulso.

Leandro sentiu muito a chegada do jogador adversário. Chorando o atleta precisou ser carregado para o vestiário. O lance com Deives Thiago foi no mesmo pé que Leandro lesionou no último mês. O departamento médico do Grêmio prometeu uma avaliação mais detalhada ao final do jogo. Ainda houve tempo para Hugo marcar mais um gol para o Grêmio, aos 36 da etapa final.

Ao final do jogo, a comprovação que a opção por escalar todos os titulares, mesmo com 6 pendurados, foi a mais correta. Nenhum jogador do Grêmio foi suspenso e o time está completo para o confronto final, contra Internacional ou Novo Hamburgo. O jogo ocorrerá no próximo final de semana, dia 28.


GRÊMIO 4X 1 INTERNACIONAL-SM

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes (Maylson), Maurício, Rafael Marques e Fábio Santos; Ferdinando (William Magrão), Fábio Rochemback, Leandro (Hugo) e Douglas; Jonas e Borges.
Técnico: Silas Pereira

INTERNACIONAL-SM
Douglas; Djair, Sananduva e William Feijó; Carlão , Alexandre, Elias, Deives Thiago e Anderson Cruz (Júlio César);Emerson Bala (Maurício) e Dudu.
Técnico: Bagé

Data: 20/02/2010, sábado
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuadem
Assistentes: Carlos Selbach e José Otávio Bittencourt
Público: 10.565 presentes
Renda: R$ 197.037,50
Cartões amarelos: Deives Thiago (I)
Cartões vermelhos: Deives Thiago (I)
Gols: Rafael Marques aos 34 minutos do primeiro tempo; Borges aos 36 minutos do primeiro tempo; Fábio Rochemback aos 40 minutos do primeiro tempo; Emerson Bala aos 10 do segundo tempo; Hugo, aos 36 do segundo tempo;

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host