UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
26/03/2010 - 11h15

Silas Pereira herdou dificuldade defensiva de Paulo Autuori no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

A defesa do Grêmio era o ponto crítico do time no início do ano. Em dado momento o Grêmio tinha sua retaguarda vazada em todos os jogos. O primeiro que isto não aconteceu foi somente a final do primeiro turno, contra o Novo Hamburgo. Mas, com trabalhos táticos e técnicos, além de muita conversa, Silas conseguiu resolver os problemas defensivos e, atualmente, o time tricolor ostenta a melhor defesa do Estadual. Em entrevista coletiva, o treinador referiu que herdou dificuldades de seu antecessor e, por isso, demorou para acertar o time.

"Estamos treinando muito porque esta defesa veio com uma herança não muito positiva do ano passado: de fazer linha. Quando se joga com 4 zagueiros, fazer linha é um tiro no pé. Mas aos poucos fomos tirando isso deles e mostrando o que pode e o que não pode ser feito. Há lugares para se fazer a linha e lugares que é impossível. Eles estão entendendo isso, temos trabalhado e surte efeito nos jogos. Eu digo para eles aprenderem sempre, porque feliz é aquele que aprende com o erro dos outros porque aprender com os seus no futebol é muito perigoso", comentou o técnico.

Silas chegou a tentar utilizar 3 zagueiros. Em pré-temporada, vários esquemas foram testados, mas o 4-4-2 foi o de melhor rendimento. No primeiro turno a defesa titular era formada por Maurício e Rafael Marques, com Mário pela direita e Lúcio na esquerda. Hoje, Edílson é o lateral-direito, Mário e Rodrigo os 2 zagueiros e Fábio Santos cobre o flanco esquerdo.

O GRÊMIO NO TWITTER

O rendimento defensivo evolui a cada jogo, Rodrigo é fundamental na organização do sistema e o meio campo também tem participado. "Todos são muito inteligentes e responsáveis taticamente, somente por isso conseguimos os resultados", referiu Silas.

Para a próxima partida, o intransponível sistema defensivo gremista será alterado. Mário Fernandes e o volante Adílson desfalcam a equipe pelo terceiro amarelo. À tarde Silas começa a encaminhar a formação para o confronto de domingo, contra o Esportivo.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host