UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
15/04/2010 - 18h12

Grêmio lança plano de fidelidade "tão importante quanto contratação de Messi"

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre
  • César Pacheco participa de lançamento da Artilharia Tricolor e alfineta Internacional

    César Pacheco participa de lançamento da "Artilharia Tricolor" e "alfineta" Internacional

Com os atletas do Grêmio de folga, o clube tomou vez e convocou a imprensa para o lançamento de um aguardado produto. Trata-se da "Artilharia Tricolor", um plano de fidelidade que resulta em prêmios para associados e membros do exército gremista. Com o objetivo geral de aumentar a arrecadação do clube, o departamento de marketing inovou para estreitar a relação com os torcedores.

"Chamamos todos aqui para anunciar que estamos contratando o Messi", brincou César Pacheco, vice de marketing do Grêmio. "É brincadeira, mas este plano que iremos lançar é tão importante quanto a contratação do Messi", afirmou.

A Artilharia Tricolor funciona da seguinte forma: associados do clube e membros do exército tricolor (cadastro de torcedores via central de relacionamento) estão automaticamente integrados ao novo projeto. Quando estes compram algum produto acima de R$10,00 na loja do Grêmio, adquirem ingressos, participam de eleição ou enquete, pagam mensalidade em dia, fazem aniversário, etc, ganham uma quantidade de pontos, os chamados gols. O sócio recebe sempre o dobro do adquirido, ou seja, em uma compra de R$10,00, o não sócio recebe 10 gols, enquanto o associado 20. Estes "gols" podem ser trocados por produtos oficiais do clube, em lojas, ou via internet.

MUSA DO GRÊMIO

Marinho Saldanha/UOL Esporte
O Grêmio aproveitou o lançamento de seu plano de fidelidade para apresentar sua musa, eleita via site oficial. Aline de Oliveira Machado recebeu mais de 7 mil votos e concorrerá ao posto de musa do Gauchão, eleição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol. Com 21 anos, a estudante de direito da UFRGS, irá participar de eventos do clube. "Fiquei muito feliz com a eleição. Muita gente me apoiou, gente que eu nem conhecia. Ontem (quarta-feira) estive no gramado e os torcedores foram muito carinhosos. Espero representar bem o Grêmio na eleição", disse Aline.

Os torcedores do interior do Rio Grande do Sul, ou de todo o Brasil, também podem se cadastrar via internet. Assim, quando efetuarem uma compra, recebem o bônus. Quando atingirem a pontuação necessária para uma troca, somente pagam o frete.

Os produtos disponibilizados para troca vão desde copos e camisetas de passeio até uniformes oficiais e acessórios personalizados. Os preços, em "gols", vão de mil (toalha de banho, relógios de parede, caderno, etc) até 6 mil (agasalho feminino, camisa oficial e conjunto com espetos).

O objetivo do plano, além da obtenção de valores, é diminuir a inadimplência, que hoje é de 10% dos 53 mil sócios gremistas. "É importante ressaltar que nós colocamos como inadimplente aquele sócio que não paga por 3 meses, e não 1 ano, como a maioria dos clubes", destacou Alexandre Melo, diretor do quadro social gremista.

"Temos um universo de 8 milhões entre torcedores e simpatizantes no Brasil inteiro, hoje, 200 mil são cadastrados no exército gremista. De fato é um número pequeno se comparado ao total, mas perseguimos este número com projetos como este", afirmou Mauro Rosito, gerente financeiro do clube.

Os dirigentes do Grêmio aproveitaram o lançamento do plano de fidelidade para "alfinetar" o Internacional. "Temos 53 mil sócios e pode ser feita uma auditoria para confirmar isso. Tem clubes por aí que divulgam números mas não conseguem passar por uma auditoria", disse César Pacheco. O arqui-rival gremista diz ter mais de 100 mil sócios.

Este projeto tem início oficial nesta sexta-feira, mas a contagem de pontos é retroativa a 1º de abril, ou seja, quem adquiriu produtos neste período já tem "gols" creditados. O controle das bonificações é feita via internet, no site oficial do Grêmio (www.gremio.net). Não há cobrança para se aderir ao projeto, basta ser sócio do clube, ou alistar-se no exército gremista. Ambos os casos podem ser feitos no estádio Olímpico, ou também via internet.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host