UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
24/04/2010 - 11h30

No Gauchão, Inter leva vantagem em clássicos, mas Grêmio venceu última final

Daniel Cassol
Em Porto Alegre
  • Souza e Sandro disputam a bola em Gre-Nal: último clássico, em Erechim, foi vencido pelo Inter

    Souza e Sandro disputam a bola em Gre-Nal: último clássico, em Erechim, foi vencido pelo Inter

Pode parecer estranho, mas o Gre-Nal, considerado um dos maiores clássicos do Brasil, vem decidindo pouco o Campeonato Gaúcho. Desde o ano 2000, é apenas a segunda vez que um Gre-Nal decide um estadual. O Inter tem a hegemonia das vitórias e dos títulos na última década, mas ficou com o Grêmio o último Gauchão decidido pelo clássico dos gaúchos.

Nas últimas dez competições estaduais, o Inter foi campeão em seis e o Grêmio, em três. O Caxias, campeão em 2000, foi o último ‘intruso’ das equipes do interior.

Apesar da hegemonia Gre-Nal, o clássico só decidiu, na década, o Gauchão de 2006. Com dois empates, o primeiro em 0 a 0 e o segundo em 1 a 1, o time do então treinador Mano Menezes se sagrou campeão sobre o Inter de Abel Braga, que seria campeão da Libertadores e do Mundial daquele ano.

Se o Grêmio conquistou o único Gauchão decidido em Gre-Nal na década, é do Inter o maior número de vitórias no clássico. Em 15 grenais disputados em estaduais desde o ano 2000, o Inter venceu oito e o Grêmio dois.

No último, válido pela primeiro turno do Gauchão, o Internacional venceu por 1 a 0, com gol de Alecsandro, na partida disputada em Erechim no dia 31 de janeiro. Foi a estreia em grenais dos treinadores Silas e Jorge Fossati.

OS NÚMEROS DO GRE-NAL

  • 143

    Vitórias do Inter

     

  • 119

    Vitórias do Grêmio

     

  • 117

    Empates

     

  • 39

    Títulos do Inter

     

  • 35

    Títulos do Grêmio

     

No Gauchão de 2010, a melhor campanha geral é do Grêmio, que garantiu o direito de decidir o título em casa. A equipe do técnico Silas conquistou o primeiro turno, em final contra o Novo Hamburgo, mas acabou eliminada precocemente do segundo turno, diante do Pelotas. Assim, abriu espaço para que o rival conquistasse o returno, em decisão contra o mesmo Pelotas no Beira-Rio, palco do primeiro jogo da decisão.

A primeira partida das finais do Gauchão acontece neste domingo, às 16h. A arbitragem será de Leonardo Gaciba. O jogo da volta será disputado no Olímpico, no domingo seguinte. O árbitro da grande final será Leandro Vuaden.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host