UOL Esporte Campeonato Gaúcho
 
25/04/2010 - 12h42

Inter e Grêmio têm números parecidos na temporada

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

Internacional e Grêmio fazem a primeira partida da final do Gauchão neste domingo vivendo momentos semelhantes. Envolvidos em outras competições consideradas prioritárias e com equipes ainda em formação, a dupla Gre-Nal também tem retrospecto parecido na temporada.

No Gauchão e na Libertadores, o Inter já disputou 26 partidas na temporada. O time de Jorge Fossati venceu 16, empatou sete e perdeu três jogos – todos eles no estadual. Foram 50 gols marcados e 24 sofridos.

Já o Grêmio teve 25 jogos até agora, entre Gauchão e Copa do Brasil. No total, a equipe do técnico Silas venceu 19, empatou três e também perdeu três, mesmo número de derrotas do rival. Com o comando de Jonas e Borges, o Grêmio marcou 55 gols na temporada e levou os mesmos 24 gols sofridos pelo Inter.

Além dos números, o momento das duas equipes também tem semelhanças. No meio da semana, Inter e Grêmio têm partidas decisivas nas competições mais importantes. Os colorados vão à Argentina jogar, contra o Banfield, a primeira partida das oitavas de final da Libertadores. Já os tricolores enfrentam o Fluminense no Maracanã, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

Tendo pela frente o segundo Gre-Nal como treinadores, Silas e Jorge Fossati ainda convivem com as críticas da torcida, apesar de estarem na final do estadual e seguirem vivos na Copa do Brasil e na Libertadores. Dentro de campo, o Gre-Nal terá também uma disputa entre artilheiros: enquanto o Grêmio conta com Jonas, 11 gols na competição, e Borges, nove gols, o Inter confia em Alecsandro, que marcou dez gols no Gauchão. Um desempenho fantástico de um deles poderia desbancar da artilharia o atacante do São José, Jefferson, que tem 13 gols.

O último Campeonato Gaúcho decidido com Gre-Nal foi em 2006, quando o Grêmio sagrou-se campeão após dois empates. Já o Inter mantém uma invencibilidade de 12 clássicos válidos pelo estadual – não perde desde 1º de abril de 2001, quando o Grêmio venceu por 4 a 2. De lá para cá, foram disputados 12 clássicos, com oito vitórias do Inter e quatro empates.

Gaciba apita seu 10º Gre-Nal

Árbitro do clássico deste domingo, Leonardo Gaciba apita o décimo Gre-Nal de sua carreira, o sétimo deles no Beira-Rio. A estreia de Gaciba aconteceu em 13 de junho de 1999, na primeira partida decisiva do Gauchão daquele ano. A vitória foi do Inter, por 1 a 0, gol de Gonçalves.

No total, Gaciba atuou em nove clássicos: seis no Beira-Rio, dois no Olímpico e um em Bento Gonçalves. Com ele no apito, o Inter ganhou quatro jogos, o Grêmio dois e outras três partidas terminaram empatadas. Ao todo, cinco jogadores foram expulsos por Gaciba em grenais.

O primeiro Gre-Nal que decide o Campeonato Gaúcho começa às 16h deste domingo, no estádio Beira-Rio. O jogo da volta no Olímpico, no próximo domingo, será apitado por Leandro Vuaden.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host