Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio vai mal, mas ataque 'salva' contra o São Luiz na 1ª vez sem Douglas

Atacante Kleber foi o autor do gol gremista contra o São Luiz no Olímpico pelo Gauchão - Neco Varella/Agência Freelancer
Atacante Kleber foi o autor do gol gremista contra o São Luiz no Olímpico pelo Gauchão Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/02/2012 21h27

O Grêmio acertou a negociação de Douglas para o Corinthians. Nesta quinta-feira, o time tricolor jogou mal e padeceu sem a armação peculiar do camisa 10. Mesmo assim venceu o São Luiz, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho, por 1 a 0. Kleber perdeu pênalti no primeiro tempo, mas se recuperou e contou com grande assistência de Marcelo Moreno para marcar. O ataque, que abre a escalação na opinião de Caio Júnior, fez a diferença e salvou o time.

O resultado tira um pouco da pressão sobre o trabalho do treinador. Mesmo ainda contestado pela falta de um grande atuação, o técnico ganha tempo para trabalhar com tranquilidade até o clássico Gre-Nal do próximo domingo. No entanto, a "sombra" gerada pela demissão de Luxemburgo já paira sobre o Olímpico. A direção gremista tentou tirar o comandante do Fla no fim do ano passado e admite apreço pelo trabalho.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
29min - PERDEU!!! - Kleber bate pênalti no canto esquerdo e o goleiro Vanderlei defende
33min - Marquinhos chuta, Valderlei defende e Leandro não consegue empurrar para a rede
40min - Leandro entra pela esquerda, cruza, Marco Antonio chuta e a bola bate em um zagueiro
41min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Marcelo Moreno toca de letra para Kleber, que entra livre e desloca o goleiro: 1 x 0
SEGUNDO TEMPO
10min - Marco Antonio cobra escanteio, Kleber cabeceia e Vanderlei defende
28min - Marcelo Moreno dribla e chuta forte para a defesa de Vanderlei

Com 6 pontos, o Grêmio segue fora da linha de classificação para as finais do primeiro turno. Já o São Luiz tem 4 pontos e também não estaria seguindo na competição.

Antes do jogo, a confirmação da venda de Douglas. A direção gremista negociou o 'Maestro' com o Corinthians por R$ 3 milhões. O próprio Caio Júnior, ao entrar no campo para a partida que seria a primeira do camisa 10 como reserva, sacramentou o acerto. "Acabou sendo natural, segue a vida. Desejei o maior sucesso para ele", disse.

O Grêmio jogou mal novamente. Leandro e Marco Antonio não conseguiram criar o suficiente para abastecer Marcelo Moreno e Kleber. Pouquíssimas chances a gol em um duelo morno até os 27 minutos do primeiro tempo. Quando em lance polêmico, Leandro recebeu em profundidade e foi derrubado fora da área. Mas Jean Pierre Gonçalves de Lima marcou pênalti. Kleber bateu e o destino beneficiou o São Luiz, Vanderlei defendeu.

O quadro era feio. As jogadas foram inconsequentes, em lances fortuitos. Até que a qualidade individual apareceu. Aos 41 minutos, Marcelo Moreno enfiou de letra para Kleber, que colocou na rede. Ao fim do primeiro tempo, o Gladiador deixou o Grêmio na frente.

Em 45 minutos de pouco futebol, se algo positivo pode ser citado é a defesa, que com Naldo e Grolli não levou gols ou sustos. Mas tal situação se deve mais a falta que qualidade do São Luiz do que realmente a solidez gremista.

Na segunda metade o Grêmio foi levemente superior. Marcelo Moreno foi destaque absoluto e Kleber perdeu algumas chances. O São Luiz esbarrou e sua falta de qualidade e não conseguiu pressionar como deveria. Lentamente os minutos passaram e o placar mínimo garantiu três pontos para os portoalegrenses.

O Grêmio tem pouco tempo para se recuperar e terá somente dois treinamentos até o Gre-Nal do próximo domingo. O jogo da quinta rodada do Gauchão está marcado para o Olímpico, às 19h30. Enquanto isso o São Luiz enfrenta o Novo Hamburgo no estádio do Vale, domingo, às 17h.

Além do jogo do Grêmio, mais duas partidas foram disputadas nesta quinta-feira. No estádio Boca do Lobo, o Pelotas venceu o Ypiranga, por 1 a 0. Na estreia do técnico Beto Almeida, Maicon Sapucaia marcou e o clube pelotense venceu a primeira no Campeonato Gaúcho. Fechando a quarta rodada do primeiro turno, o Caxias empatou em casa em 1 a 1 com o Santa Cruz e perdeu a liderança, pelos critérios, do grupo 2 para o Cruzeiro-RS. Ambos os times tem 10 pontos. Leonardo marcou para o time de Porto Alegre e Vanderlei deixou tudo igual.

GRÊMIO 1 X 0 SÃO LUIZ
 
Grêmio
Victor; Mário Fernandes, Naldo, Grolli e Julio Cesar; Fernando, Marquinhos (Felipe Guedes), Marco Antonio e Leandro (Yuri Mamute); Kleber e Marcelo Moreno (Felipe Nunes).
Técnico: Caio Júnior

São Luiz
Vanderlei; Marcelo Mineiro (Douglas), Thiago Costa e Neguette; Danilo, Da Silva (Paulista), William Santos, Thiago Corrêa, Kim e Xaro; Araújo (Sandro Sotilli).
Técnico: Gelson Conte
 
Data: 02/02/2011, quinta-feira
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Antonio Cezar Domingues Padilha
Público: 8.493 (presentes)
Renda: R$ 113.160, 75
Cartões amarelos: Da Silva (SL), Thiago Corrêa (SL), Neguette (SL)
Gols: Kleber (GRE), aos 41 minutos do primeiro tempo;