Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio cede empate aos reservas do Inter, se complica e mantém pressão em Caio Jr

Zagueiro Bolívar marcou o gol de empate dos reservas do Inter no Gre-Nal do Olímpico - Neco Varella/Agência Freelancer
Zagueiro Bolívar marcou o gol de empate dos reservas do Inter no Gre-Nal do Olímpico Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2012 21h25

O Gre-Nal foi um jogo movimentado e de muitos gols. O Inter começou na frente, o Grêmio virou, mas Bolívar marcou no segundo tempo e definiu o empate: 2 a 2. O duelo da quinta rodada do Campeonato Gaúcho, disputado no Olímpico, teve em Marcelo Moreno seu destaque técnico, mas a atuação do boliviano de pouco adiantou. O Grêmio se complicou na classificação e empatou em casa com os suplentes do rival.

Marcelo Moreno e Marquinhos marcaram pelo Grêmio. Quem fez o outro gol do Inter foi Dátolo, que teve boa estreia. Na classificação, o Inter seque em 4º no grupo 1. Oscilando entre titulares e reservas no certame estadual, a condição é considerada positiva. Já o Grêmio segue fora da linha de classificados. No quinto jogo do ano, o time comandado por Caio Júnior chegou ao 7º ponto e está 2 atrás do Veranópolis, último que estaria garantindo vaga nas finais da Taça Piratini. Faltando três partidas, sendo duas fora de casa, a condição é complicada.

Ainda mais porque a jornada foi boa tecnicamente. Aproveitando-se da fragilidade do time reserva do Inter, o Grêmio começou o Gre-Nal em cima. As principais jogadas ocorreram pela esquerda, já que no adversário o lateral era improvisado: Elton. Aos 7 minutos, o time treinado por Caio Júnior até anotou um gol, mas o árbitro havia parado a partida marcando impedimento.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
19 min – Marquinhos lança Moreno na direita, camisa 9 bate forte, à direita do gol do Inter.
21 min – GOOOL DO INTER! Dátolo bate de fora da área, desvia em Fernando e Grolli e mata Victor.
27 min – GOOOL DO GRÊMIO! Marquinhos bate falta da esquerda, bola viaja no ar e não toca em ninguém.
33 min – GOOOL DO GRÊMIO! Marcelo Moreno cobra pênalti no canto direito, rasteiro; Muriel acerta o canto, mas nem encosta na bola.
40 min – Fabrício serve Jô, ele gira dentro da área e chuta forte; Victor pega no meio do gol, rente ao chão.
SEGUNDO TEMPO
21 min – Fernando cobra falta perigosa e bola quase entra no canto esquerdo do goleiro Muriel.
23 min – Moreno recebe correndo na direita, bate de primeira e Muriel espalma para cima.
28 min – João Paulo bate falta do lado da área, Jô ganha de cabeça e Victor segura em dois tempos.
30 min – GOOOL DO INTER! Bolívar sobe livre no meio da área, cabeceia no canto direito e anota o empate.
32 min – Collaço vai no fundo e cruza para área, Moreno supera Jackson e Muriel evita o terceiro gol.

A pressão gremista ficou maior a cada minuto. Até os 14, Marcelo Moreno, Julio Cesar e Kleber quase já haviam marcado. Porém, foi o Internacional que fez. Dátolo, aos 21 minutos do primeiro tempo, recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou em Fernando e Grolli enganando Victor: 1 x 0 Inter.

Mas a resposta gremista foi rápida. Uma falta pelo lado esquerdo ofensivo cobrada por Marquinhos para a área buscava Marcelo Moreno. Ninguém tocou na bola e ela acabou na rede de Muriel: 1 x 1, aos 27 minutos. A virada não demorou. Com 32 minutos, Leandro Vuaden marcou pênalti de Josimar em Marcelo Moreno. Após cruzamento, o atacante gremista foi puxado pelo volante colorado. Na cobrança, o boliviano virou o jogo.

"Na verdade eu tentei cruzar", confidenciou Marquinhos ao fim do primeiro tempo. No começo do segundo, Dorival  Júnior foi reclamar com o árbitro e acabou expulso. Perdendo, sem treinador e com o time reserva, o Inter se via com problemas para a etapa complementar. O preparador físico Celso de Rezende ficou no comando.

Mas o Inter melhorou na segunda etapa. Atrás no placar, a equipe vermelha tentou de todas as formas o gol. Mas as investidas de Marcelo Moreno seguiram assustando. Foi o boliviano a principal arma gremista durante toda partida.

Tanto tentou o Inter que empatou o jogo. Bolívar subiu mais que a zaga gremista e empurrou de cabeça para a rede, aos 30 minutos de partida. A defesa do time tricolor apresentou novamente problema na bola aérea. Foi o quarto gol desta forma sofrido no ano, de 7.

Naturalmente, o Grêmio tentou pressionar. Muitos chutes, chances claras, lances de sorte, defesas de Muriel, tudo esteve no repertório dos tensos últimos minutos. Aos 49, o goleiro defendeu cabeçada de Kleber e confirmou o resultado.

Vaiado, Caio Júnior se mantém sob pressão. O Grêmio não conseguiu deslanchar no ano, e em 5 jogos, venceu 2, perdeu 2 e empatou a primeira. Mesmo que tecnicamente a jornada tenha evoluído, ainda há dúvidas sobre a capacidade do comandante.

O Grêmio volta a campo na quarta-feira. O Ypiranga será adversário em Erechim, pela sexta rodada do primeiro turno do Estadual. O jogo está marcado para as 21h50. Enquanto isso, o Inter deixa o Gauchão de lado e volta suas atenções novamente para a Libertadores. Na quinta, o Juan Aurich será oponente, no Beira-Rio. O jogo ocorrerá às 20h.

GRÊMIO 2 X 2 INTERNACIONAL
 
Grêmio
Victor; Mário Fernandes (Gabriel), Naldo, Douglas Grolli e Júlio César (Julio Cesar); Fernando, Marquinhos (Gilberto Silva), Marco Antonio e Leandro; Kleber e Moreno.
Técnico: Caio Júnior
 
Inter
Muriel; Elton, Bolívar, Jackson e Fabrício; Sandro Silva, Josimar, João Paulo (Mike), Dátolo (Fransérgio) e Gilberto (Fred); Jô.
Técnico: Dorival Júnior
 
Data: 05/02/2012, domingo
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuadem
Assistentes: Júlio Cesar Santos e José Franco Filho
Público:19. 458 (presentes)
Renda: R$  389.248,75
Cartões amarelos: Elton (INT), Josimar (INT), Bolívar (INT), Naldo (GRE),
Gols: Dátolo (INT), aos 21 minutos do primeiro tempo; Marquinhos (GRE), aos 27 minutos do primeiro tempo; Marcelo Moreno (GRE), aos 32 minutos do primeiro tempo; Bolivar (INT), aos 30 minutos do segundo tempo;