Topo

Bola do Gauchão muda a tonalidade, mas acaba repetindo 2012 com 'rosa polêmico'

Bola tem tom laranja e faixas em azul que se juntam e geram a impressão do rosa - Gabriel Ribeiro/ Assessoria de imprensa do Pelotas
Bola tem tom laranja e faixas em azul que se juntam e geram a impressão do rosa Imagem: Gabriel Ribeiro/ Assessoria de imprensa do Pelotas

Marinho Saldanha e Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2013 06h01

A bola do Campeonato Gaúcho já gerou polêmica em 2012 e pode voltar a ser o centro das atenções agora. Antes branca com grande dose de rosa, a peça mudou um pouco a sua tonalidade. Mas segue fora dos padrões do futebol e dividindo opiniões.

  • Inter treina com a bola do regional desde o início de sua pré-temporada, em Gramado e não vê diferença

Mais do que diferenças técnicas, ligadas ao peso e tamanho, a bola chama atenção dos jogadores de Grêmio e Internacional justamente pela sua característica mais visível: a cor incomum.

A nova bola passou a ser usada nesta semana pelo time suplente do Grêmio. Logo de cara já causou estranhesa. Os jogadores pegaram, olharam, alguns sorriram. "É rosa", exclamou um jovem vindo das categorias de base.

Na verdade não é. Além das linhas azuis, a Penalty, fornecedora de material esportivo do Campeonato Gaúcho, intercalou traços em laranja e branco. Com a bola parada, sob iluminação artificial, é fácil perceber que a tonalidade realmente não é rosa.

Mas o problema é quando ela está rolando. As finas linhas em laranja e branco se fundem, gerando uma tonalidade de rosa claro, ainda mais evidente sob a luz do sol.

"Eu vi que ela é rosa", sorriu Werley. "Mas é uma bola boa, diferente da do ano passado. A cor a gente nem vê muito na hora do jogo", completou. "Não atrapalha em nada, o importante é que a gente consiga enxergar ela, e que ela nos dê muitas alegrias", sorriu o zagueiro gremista.

  • Lucas Uebel/Divulgação Preview.com

    Garotos da base do Grêmio se surpreenderam com tonalidade da bola do Gauchão

Do lado do Internacional, a bola diferente vem sendo testada desde os primeiros dias da pré-temporada em Gramado. Sua peculiaridade não chegou a motivar comentários curiosos. Mas o peso chamou atenção.

“Essa bola é mais leve que a usada no Brasileirão”, disse o volante Ygor. “E a cor, para mim, não tem problema. é questão de patrocinador. Acho que todo estadual tem sua bola, não vejo diferença e nem problema nisso”, completou.

Não é só no Rio Grande do Sul que a bola da Penalty será usada. A mesma desfilará nos gramados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Santa Catarina e Pernambuco.