Topo

Inter adota plano para 'poupar energia' e evitar o desgaste em treinos

Dunga e Paulo Paixão tentam minimizar desgaste dos treinos e concentrar nos jogos - Alexandre Lops/AI Inter
Dunga e Paulo Paixão tentam minimizar desgaste dos treinos e concentrar nos jogos Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2013 06h02

O Internacional chegou ao ponto físico desejado por Dunga e Paulo Paixão. E com o status adequado, agora a luta é para manter a boa condição no time. Para isso, a comissão técnica do Colorado implantou um planejamento onde os treinamentos entre as partidas não terão alto grau de exigência para os titulares.

O método retira a carga pesada de trabalhos físicos e até com bola após um confronto e às vésperas de uma nova partida. E Dunga argumenta que seus jogadores não precisam ‘gastar energia’ à toa no treino apenas para deixar uma imagem pública de empenho.

“Você tem que poupar energia para o jogo, não adianta treinar só para mostrar que estamos trabalhando”, disse Dunga. “Não estamos poupando ninguém, estamos só dentro do limite do ser humano. Estamos com essa programação antes de qualquer jogo”, acrescentou.

DUNGA RELAX, ELTON NO CRICIÚMA, VIGÍLIA NO BEIRA-RIO E KLEBER DE VOLTA

Os bons resultados no campo parecem ter deixado Dunga mais relaxado. O técnico do Internacional concedeu uma entrevista coletiva leve nesta sexta-feira, no CT do Parque Gigante. Sorridente e com tom de voz mais ameno que o habitual, o ex-volante falou desde seus projetos sociais em Porto Alegre até a formação do time para a terceira rodada do returno do Gauchão. Com um semblante sempre tranquilo. LEIA
Depois de João Paulo, Elton. O Internacional anunciou nesta sexta-feira que o volante foi emprestado ao Criciúma. A medida dá prosseguimento ao plano de enxugar o grupo à disposição de Dunga. O negócio com o clube catarinense terá validade até dezembro de 2013. LEIA
A sexta-feira foi de mobilização para os colorados. Diversos torcedores do Internacional fizeram vigília no entorno do Beira-Rio, e também pela internet, para acompanhar o içamento da primeira parte da nova cobertura do estádio. A instalação da peça – etapa mais simbólica da reforma, foi longa, mas rendeu acompanhamento minucioso dos fãs. LEIA
O lateral esquerdo Kleber avançou em sua recuperação nesta sexta-feira. Pela primeira vez o jogador deixou o vestiário para realizar exercícios de fisioterapia na caixa de areia. Apesar do passo, os médicos do Internacional ainda não determinam uma prazo para a volta ao time. LEIA

A programa desta semana, por exemplo, fez D’Alessandro e companhia correrem em volta do campo e encararem sessão na academia por dois dias seguidos. Somente na quarta-feira, véspera do confronto com o São Luiz-RS, os titulares treinaram com bola.

“Quem joga se mantém naturalmente. Quem não joga nós temos que puxar mais para entrar e não deixar cair”, comentou o treinador do Inter. “Esta programação já tínhamos feito na semana anterior. Os jogadores que atuassem iam fazer um trabalho leve”, completou.

A rotina é a mesma visando o jogo diante do Santa Cruz-RS, às 16h de domingo. Moderação nos exercícios logo quando da reapresentação e carga leve na véspera da partida.

A fórmula tem dado certo. O Internacional é o líder da classificação geral do Campeonato Gaúcho e também está na ponta do grupo B da Taça Farroupilha. Campeão do primeiro turno, o time de Dunga pode faturar o regional de forma antecipada. A última derrota do Colorado foi em 6 de fevereiro, para o Lajeadense, com time misto.