Topo

FGF cria Recopa Gaúcha e marca final para 12 de janeiro; Inter é finalista

Campeão do Gauchão, Inter enfrentará vencedor da Supercopa em janeiro em nova competição - Alexandre Lops/AI Inter
Campeão do Gauchão, Inter enfrentará vencedor da Supercopa em janeiro em nova competição Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/11/2013 11h50

Na contramão do movimento que pede a redução de jogos no calendário do futebol brasileiro, através do grupo Bom Senso F.C.,  a Federação Gaúcha de Futebol criou uma nova competição para 2014: a Recopa Gaúcha. A disputa reunirá o campeão da Supercopa e o campeão do Gauchão. E acontecerá uma semana antes da primeira rodada do Campeonato Gaúcho.

A nova competição foi anunciada pela FGF na quarta-feira. E, na verdade, reativa uma das datas que havia sido suprimida do Gauchão, com o fim da divisão do campeonato em dois turnos – após pressão da dupla Gre-Nal.

O Internacional, campeão do Campeonato Gaúcho de 2013, aguarda o enfrentamento que reúne Pelotas, Passo Fundo, Novo Hamburgo e o próprio Colorado, com seu time B.

“Todo ano os grandes procuram um amistoso antes de começar o Gauchão. Agora tem um jogo que vale título”, disse ao UOL Esporte o presidente da FGF, Francisco Novelletto.

O encontro entre os campeões do futebol gaúcho de 2013 está marcado para 12 de janeiro. Mas pode acabar ocorrendo no dia 15. A flutuação no calendário visa minimizar desgaste ao Internacional.

“Falei com o presidente do Internacional [Giovanni Luigi] e ele gostou. Falou que no dia 12 pode ser que fique apertado, então a gente pode fazer a partida no meio da semana”, revelou Novellleto.

O local da partida também não está confirmado. A Federação Gaúcha, contudo, tem a ideia de realizar a Recopa Gaúcha em campo neutro. Como o Internacional fará sua pré-temporada em Gramado, o confronto pode ser levado para um dos estádios localizados na Serra Gaúcha.