Topo

Inter confirma 1º jogo-teste do reformado Beira-Rio e pede ajuda dos sócios

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

31/12/2013 06h08

A diretoria do Internacional, em acordo com a construtora Andrade Gutierrez, definiu quando ocorrerá o primeiro jogo-teste do reformado estádio Beira-Rio. Será realizado no dia 18 de janeiro, contra o São Luiz, de Ijuí, pelo Gauchão, no primeiro compromisso oficial de 2014. O planejamento é fazer quatro partidas com um público reduzido para que apenas sócios avaliem como ficaram as novidades da casa vermelha e branca.

Além da estreia, o time Sub-23 e os comandados de Abel Braga enfrentarão ainda o São Paulo de Rio Grande, no dia 29, o Cruzeiro-RS, no dia 2 de fevereiro, e o Caxias, no dia 15. Porém, a realização das partidas dependerá das liberações dos órgãos de segurança, já que Beira-Rio ainda estará com obras no entorno e dando os últimos retoques em áreas internas e externas.

“Vamos receber o Beira-Rio no dia 2 e vamos estrear contra o São Luiz em um jogo-teste. Depois faremos mais três, antes do jogo de acordo com o padrão Fifa [exigido pela instituição máxima do futebol]. Com todas as dependências liberadas. Vamos iniciar fazendo de acordo com as liberações que vamos obter com as vistorias em conjunto com a Brigada Militar, o Ministério Público, o JECRIM e os Bombeiros”, revelou vice-presidente de administração José Amarante ao UOL Esporte.

Após as vistorias e liberações, o Inter irá abrir inscrições para os sócios que quiserem comparecer aos jogos e fará um sorteio de acordo com o número permitido pelos bombeiros e polícia militar. O planejamento é permitir o acesso apenas de associados para que eles possam servir de avaliadores das reformas feitas pela AG.

“Estamos prevendo que haverá problemas, pois é normal na entrega de uma obra. Como serão apenas sócios sorteados, vamos pedir a colaboração para que eles apontem o que eles entenderem como dificuldades. Vamos criar um e-mail de relacionamento exclusivamente para receber as sugestões e críticas. Depois que acertarmos todos os entraves com os órgãos competentes, vamos começar a preparação para o jogo. A Andrade Gutierrez está bem alinhada nessa situação, pois tivemos uma reunião extremamente produtiva na sexta-feira passada e houve um comprometimento para atender todas as necessidades antes do dia 15”, declarou Amarante.

Segundo dados não-oficiais, o Beira-Rio chegou a 97% de conclusão e os demais 3% deverão ser entregues até o dia 28 de fevereiro, data limite para a Fifa. O atraso na instalação da membrana, pelo problema de trabalhadores do exterior sem autorização para atuar no Brasil, também não deve impedir a abertura para o jogo do dia 18, pois somente o anel inferior será utilizado.

“A Fifa assume o Beira-Rio 21 dias antes do primeiro jogo [da Copa do Mundo]. Lá pelo dia 20 ou 21 de maio. Porém, no cronograma, a Fifa tem que ver o estádio pronto no dia 28 de fevereiro. O entorno precisaremos de mais tempo, até março, mas isso não vai nos atrapalhar, pois vai estar em melhores condições do que no período que jogávamos no começo da reforma”, revelou o vice de patrimônio.

As vistorias no Beira-Rio serão feitas por etapas para liberar a utilização de setores específicos. A AG entregará a obra pronto, somente depois de uma avaliação completa da comissão de obras e sem data confirmada. Na próxima sexta-feira e no dia 8 ocorrerão mais duas reuniões entre o Inter e a construtora para a concretização do planejamento.

O pensamento é aproveitar os cinco jogos-testes para preparar o local para a inauguração nos dias 5 e 6 de abril. O estádio do Internacional será palco de cinco jogos da Copa do Mundo 2014.