Topo

Gauchão pode copiar Paulistão e ter regra que impede time de reservas

Federação Gaúcha vai propor limite de inscrição de jogadores no estadual de 2015 - Alexandre Lops/AI Inter
Federação Gaúcha vai propor limite de inscrição de jogadores no estadual de 2015 Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/11/2014 06h00

O Campeonato Gaúcho poderá seguir os passos do Paulistão e ter uma regra nova. Uma diretriz que impede o uso de equipes completamente reservas ou até baseadas nas categorias de base. A limitação de inscrição de jogadores no Gauchão de 2015 é uma proposta que será avaliada pela Federação Gaúcha de Futebol e os clubes até o início de dezembro.

A proposta segue os moldes do Campeonato Paulista: 28 jogadores inscritos na primeira fase e três trocas possíveis na etapa seguinte de disputa. O argumento dado pela FGF, em eco aos clubes do interior do Rio Grande do Sul, é que assim seria menor o desequilíbrio técnico nos confrontos com Grêmio e Internacional – que escalam times sub-20 em determinadas rodadas.

“Esta é uma reinvindicação dos clubes do interior, a dupla Gre-Nal pode desequilibrar a classificação de outros times usando time principal aqui e ali não. Os clubes possuem dois meses para decidir a vida. Às vezes caem fora por número de vitórias, por um ponto”, disse Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.

Na semana passada, a Federação Paulista de Futebol anunciou a nova regra com o mesmo plano: reduzir um possível desequilíbrio técnico. A decisão não agradou ao São Paulo, que citou os investimentos nas categorias de base e a falta de espaço para aproveitamento de jovens com a nova regra.

No Rio Grande do Sul, a ideia ainda depende de aprovação. A regra de 28 inscritos será apresentada aos clubes participantes do estadual em assembleia geral – ainda sem data para ocorrer.

O Gauchão de 2015 começará em 1º de fevereiro, ao contrário deste ano. Na atual temporada, a disputa iniciou em 18 de janeiro e forçou Grêmio e Inter a usarem times descaracterizados para esticar o período de pré-temporada.