Topo

Gremista é flagrado em suposta imitação de macaco a rival.TJD investiga

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

04/05/2015 13h11

Um torcedor do Grêmio foi flagrado em vídeo feito por um aficionado do Internacional aparentemente imitando um macaco e usando o termo para se dirigir aos rivais no clássico Gre-Nal do último domingo (03). O material publicado no Twitter pode render denúncia por ato de injúria racial ao Tricolor. 

No vídeo, de 14 segundos publicado nesta segunda, o torcedor gremista usando chapéu e de camisa branca aparenta falar três vezes o termo 'macaco' dirigindo-se aos colorados. "Cala a bola, macaco!", repetiu. "É tu mesmo, macaco", aparenta gritar, apontando para os torcedores localizados no anel inferior do estádio na final do Gauchão. 
 
Depois das palavras, o torcedor gremista coloca uma das mãos na cabeça, outra na altura da barriga e se balança de um lado para o outro, em suposta imitação de macaco. 
 
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o procurador do TJD-RS, Alberto Franco, prometeu analisar o vídeo. O fez, e no início da tarde confirmou que o material é insuficiente para oferecer denúncia ao Tricolor.  
 
A análise do procurador acontecerá na tarde desta segunda-feira. Se for a intenção dele, o Grêmio poderá ser denunciado por ato e injúria racial de seu torcedor no clássico que acabou com vitória por 2 a 1 do Inter e conquista do título gaúcho. 
 
Recentemente, o TJD fez denúncia contra o Internacional para apurar caso semelhante, envolvendo xingamentos racistas contra o lateral esquerdo Fabrício. Na ocasião, um torcedor teria o chamado de macaco das cadeiras do estádio. Mas o clube acabou livre de qualquer punição. 
 
O artigo referente ao caso é o 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". A pena pode conter multa e perda dos pontos da partida.
 
Foi o mesmo artigo no qual o Grêmio foi incluso quando do 'caso Aranha'. Na ocasião, o goleiro do Santos foi xingado na Arena. O Tricolor perdeu pontos no torneio e acabou eliminado. A diferença, agora, é que o ato não se destina a atletas, mas torcedores. 
 
*Atualizado às 14h05