Topo

Gauchão tem legião de veteranos e até ex-Milan contra Grêmio e Inter

Lúcio e Souza jogaram juntos no Grêmio e agora vão atuar por clubes do interior do RS - Divulgação/Grêmio
Lúcio e Souza jogaram juntos no Grêmio e agora vão atuar por clubes do interior do RS Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2016 06h00

O Campeonato Gaúcho de 2016 começa neste sábado (30) e reúne uma legião de veteranos nos clubes do interior. A experiência deles é a arma dos times que desafiam Grêmio e Internacional. A lista conta com nomes que já atuaram em PSG, Hertha Berlin, Milan e Copenhagen, da Dinamarca.

A contratação mais curiosa é a envolvendo Souza, campeão do Mundial de 2005 com o São Paulo e que passou por PSG, Grêmio e Fluminense. Aos 36 anos, o meia insistiu com o Passo Fundo para jogar o estadual.

“Assumo os riscos, eu ainda posso jogar e estou feliz de estar aqui”, disse Souza na reapresentação. Em dezembro, exames confirmaram uma lesão no joelho direito e o contrato com o Passo Fundo esteve perto de ser rescindido.

No Passo Fundo também está Lucas Roggia, 25 anos. Longe de se encaixar no time dos veteranos, o meia-atacante tenta recomeçar a carreira. Apontado como uma das joias da base do Inter, ele foi envolvido em uma negociação arrastada entre o Colorado e o empresário Mino Raiola – mesmo agente de Ibrahimovic e Balotelli. A renovação saiu, mas o futebol não emplacou no Beira-Rio. Em 2012, o jogador foi emprestado ao Milan e depois negociado com o Beira-Mar, de Portugal. No ano passado, esteve no Juventude, de Caxias do Sul.

A lista de medalhões se completa com Lauro, ex-Ponte Preta e Inter, que jogará o Gauchão pelo Lajeadense. O camisa um chegou a se aposentar, mas ao receber a proposta voltou atrás e retomou a carreira no final de outubro.

Lúcio, ex-Palmeiras, Grêmio e Hertha Berlin, também será atração no interior do Rio Grande do Sul. Aos 36 anos, ele é o grande destaque do Veranópolis. “Me sinto exatamente como quando cheguei ao Grêmio, muito motivado e bem fisicamente”, disse.

Outro ex-Grêmio é Hugo, que também passou por São Paulo, Goiás e Sport Recife. Aos 35 anos, assinou com o Juventude nesta semana e é o principal reforço da equipe de Caxias do Sul – dirigida por Antonio Carlos, ex-zagueiro de São Paulo, Palmeiras e Roma-ITA.

A primeira rodada do Gauchão de 2016 começa com dois jogos neste sábado: Glória versus Veranópolis e Juventude contra São Paulo-RS. No domingo, o Internacional recebe o Ypiranga-RS e o Grêmio encara o Brasil de Pelotas.