Topo

Grêmio leva susto mas vira sobre o Brasil de Pelotas com show de Luan

Luan comemora seu gol pelo Grêmio contra o Brasil de Pelotas - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luan comemora seu gol pelo Grêmio contra o Brasil de Pelotas Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2016 18h54

Luan foi brilhante. O Grêmio levou um susto ao sair atrás do Brasil de Pelotas, mas o atacante fez um gol, deu assistência para o segundo e começou a jogada do terceiro, revertendo o duelo pela primeira rodada do Gauchão. Neste domingo (31), o Tricolor fez 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas conquistando a primeira vitória no ano. 

O jovem atacante tinha parado no goleiro Eduardo Martini pouco antes de tabelar com Maicon e abrir o placar. E em seguida, driblou Xaro e Teco pelo lado direito de ataque e cruzou na cabeça de Everton, que fez outro. Ainda teve tempo para empilhar dribles e incomodar a defesa adversária e começar a jogada do terceiro gol, de Pedro Rocha.  
 
Foi a primeira vitória do Grêmio na temporada, que até então havia empatado amistoso com Danubio e também partida pela Primeira Liga contra o Avaí. A nota negativa foi a nova falha na bola aérea defensiva, que resultou no terceiro gol sofrido desta forma em 2016.
 
FASES DO JOGO:
 
Primeiro tempo: O Grêmio tentou impor seu ritmo e sistema de toques de bola. Dominou os primeiros minutos de partida. Mas não demorou para sair atrás. Aos 8 minutos, o terceiro escanteio cobrado por Xaro, do Brasil de Pelotas, não foi afastado pela zaga gremista, Marcelo Grohe falhou ao recuar na saída do gol e Cleverson, sozinho, abriu o placar. 
 
O jogo ficou tenso. Atrás no marcador, os jogadores do Grêmio passaram a discutir em cada lance. Muitos cartões e faltas seguiram o jogo. E a maior qualidade gremista ficou mais clara a cada momento. O Brasil assustou apenas em cruzamentos. Até que aos 39, Luan obrigou Eduardo Martini a uma difícil defesa. E aos 42 minutos, após roubar a bola e tabelar com Maicon, o gremista empatou a partida.
 
Segundo tempo: O segundo tempo mal tinha começado e Luan fez a diferença. O atacante driblou dois marcadores pelo lado direito e cruzou para Everton marcar de cabeça. Com dois minutos, o time de Porto Alegre virou o jogo. Na frente, o Grêmio passou a comandar o jogo. Aos 14 minutos, Luan tocou para Maicon que enfiou para Pedro Rocha. O atacante bateu alto e forte fazendo o terceiro. E até o fim da partida, o placar esteve controlado pelos gremistas.
 
O melhor: Luan (Grêmio) - Fez o primeiro gol e depois de driblar dois marcadores deu a assistência para o segundo. 
 
O pior: Kadu (Grêmio) - Foi inseguro na maior parte da partida e acabou recebendo amarelo após falta. 
 
DESTAQUES: 
 
Rodada com adiamentos. Dois jogos da primeira rodada do Gauchão foram adiados devido ao temporal que afetou Porto Alegre e região metropolitana nas duas últimas madrugadas. Inter x Ypiranga e Aimoré x Lajeadense jogarão sábado e domingo respectivamente. 
 
Campo neutro, mas com duas torcidas. O estádio Centenário, do Caxias, recebeu o jogo por força de uma punição e ainda das reformas realizadas no Bento Freitas, casa do Brasil de Pelotas. Mas o clima de 'campo neutro' inexistiu por conta da presença forte das duas torcidas.  
 
BRASIL DE PELOTAS 1 X 3 GRÊMIO
 
Data: 31/01/2016 (Domingo)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Rafael da Silva Alves
Auxiliares: Julio Cesar dos Santos e Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos
Cartões amarelos:  Wallace Oliveira (GRE), Maicon (GRE), Edinho (GRE), Kadu (GRE), Marcelo Grohe (GRE); Camilo (BRA), Washington, Teco (GRE); 
Gols: Cleverson, do Brasil de Pelotas, aos 8 minutos do primeiro tempo; Luan, do Grêmio, aos 42 minutos do primeiro tempo; Everton, do Grêmio, aos 2 minutos do segundo tempo; Pedro Rocha, do Grêmio, aos 14 minutos do segundo tempo; 
 
BRASIL DE PELOTAS
Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Moisés (Galiardo); Cleverson (Marcos Paraná) e Nena (Ramon).
Técnico: Rogério Zimmermann
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Edinho (Pedro Rocha), Walace, Maicon (Moisés), Douglas e Everton; Luan.
Técnico: Roger Machado