Topo

Chega de jejum! Grêmio encara 3ª força do Gauchão para voltar a conquistar

Atacante Luan é a principal aposta do Grêmio, que valoriza o Campeonato Gaúcho - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Atacante Luan é a principal aposta do Grêmio, que valoriza o Campeonato Gaúcho Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2016 11h00

Ano após ano, uma marca incomoda muito o Grêmio: a falta de títulos. O Tricolor é o clube em maior jejum entre os grandes do país. Desde 2010 não ergue uma taça sequer. Por isso, esquecerá qualquer preferência e dará tudo para vencer ao menos o Gauchão. Neste domingo (31), abre a disputa contra o Brasil de Pelotas, às 17h (horário de Brasília), em Caxias do Sul. E o adversário se consolidou como terceira força no Estado principalmente após ter subido para Série B do Brasileiro. 

Se faltaram títulos ao Grêmio, o Brasil conquistou no ano passado. E foi o bicampeonato do 'título do interior' no Gauchão. Além disso, se firmou ainda mais como clube em evolução ao subir da Série C para a B no fim do ano. Tanto a comemorar e com uma torcida apaixonada espalhada pelo Rio Grande do Sul inteiro, o Xavante sonha alto e manteve a base do time vencedor. 
 
Já o Grêmio começou 2015 oscilando. O elenco era desacreditado pelo próprio treinador: Luiz Felipe Scolari. E exatamente no cargo de técnico está a principal aposta para este ano. Roger Machado tem trabalho celebrado por todas as vozes do Tricolor. Na avaliação da direção, foi ele o principal responsável pela classificação à Libertadores e por fazer o time superar qualquer expectativa. 
 
E mesmo com a disputa da competição mais importante do continenteno primeiro semestre, o Grêmio valoriza muito o Gauchão. A razão para isso é simples, acabar com o jejum de conquistas. Voltar a vencer implica ainda em interromper uma série de vitórias do tradicional adversário, o Inter, que pode chegar ao hexacampeonato. 
 
Em campo, o time terá poucas alterações em relação ao ano passado. Giuliano e Ramiro, lesionados, estão fora do jogo. Kadu, contratado do Atlético-PR, e Wallace Oliveira, emprestado pelo Chelsea, são as principais novidades. 
 
O encontro será disputado no estádio Centenário, casa do Caxias, porque o Bento Freitas passa por reformas e o Brasil cumpre punição de um mando de campo. 
 
FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS X GRÊMIO
Data e hora: 31/02/2016 (Domingo), às 17h (Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Rafael da Silva Alves
Auxiliares: Julio Cesar dos Santos e Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos
BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Cleverson e Nena.
Técnico: Rogério Zimmermann
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Maicon, Douglas e Everton; Luan.
Técnico: Roger Machado