Grêmio leva 2 a 0 do São José em casa antes da estreia na Libertadores

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

    Grêmio perdeu 100% e São José-POA chegou ao quarto jogo sem levar gol no estadual

    Grêmio perdeu 100% e São José-POA chegou ao quarto jogo sem levar gol no estadual

Acabou o 100% de aproveitamento do Grêmio no Campeonato Gaúcho. Nesta sexta-feira (12), o tricolor perdeu para o São José-POA por 2 a 0, dentro de casa. Além da falha que permitiu Heliardo marcar, o time treinado por Roger Machado foi lento e previsível na última partida antes da estreia na Copa Libertadores. Guilherme, no final, ainda ampliou.

O jogo na Arena do Grêmio foi tratado como teste final do time antes de encarar o Toluca-MEX, na próxima quarta-feira (17). Mas na prática deixou poucas coisas boas. A defesa foi insegura, o ataque inoperante e o meio-campo submisso.

Sem repetir as dinâmicas ofensivas que viraram costume, o tricolor teve menos de 30 minutos de boa atuação. Depois, sucumbiu ao jogo do São José-POA. Nem Henrique Almeida, que entrou no segundo tempo e fez sua estreia, ajudou a evitar o tropeço. No final, o time visitante ainda ampliou para não deixar dúvidas da jornada ruim dos mandantes.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 2 SÃO JOSÉ-POA

Data: 12/02/2016 (sexta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.702 pessoas (10.300 pagantes)
Renda: R$ 366.828,00
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Lúcio Flor
Gols: Heliardo, aos 47 minutos do primeiro tempo; Guilherme, aos 42 minutos do segundo tempo.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira (Giuliano), Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Pedro Rocha (Henrique Almeida), Douglas (Lincoln) e Everton; Luan
Técnico: Roger Machado

SÃO JOSÉ-POA: Fábio; Bindé, Claudinho, Wagner e David; Alberto (Felipe Guedes), Fred, Diego Torres e Clayton (Guilherme); Jô e Heliardo
Técnico: China Balbino

Fases do jogo

  • Primeiro tempoCom uma linha de quatro jogadores no setor ofensivo, Douglas se fixou bem mais adiante que o normal, o Grêmio foi bem até os 30 minutos. Teve duas chances claras de gol ? uma com Maicon dentro da pequena área e outra em chute colocado, mas não fez. Dispersivo, os donos da casa viram o São José crescer aos poucos. Fred arriscou de longe e parou em linda defesa de Marcelo Grohe, mas Heliardo não. Aos 47 minutos, Luan perdeu no meio-campo, Geromel foi batido o ar e o centroavante desviou para a rede.
  • Segundo tempoObrigado a atacar, a criar mais, o Grêmio foi mal. Confundiu velocidade com pressa, se mostrou ansioso e deu mais espaço para o São José chegar. Ainda assim, Everton acertou a trave esquerda (Luan chegou a marcar, mas em posição irregular). Henrique Almeida e Lincoln foram a campo, nas vagas de Pedro Rocha e Douglas, e deram uma pequena dose extra de energia ao ataque. Só que aos 42, os visitantes definiram tudo. Guilherme aproveitou o rebote após troca de passes na defesa do tricolor e chutou rasteiro.

Destaques

  • Defesa zeradaO São José-POA manteve seu retrospecto: quatro jogos no Gauchão de 2016 e nenhum gol sofrido. Fábio fez três ótimas defesas e ajudou o pequeno time de Porto Alegre a segurar o Grêmio. E quebrar o 100% de aproveitamento da equipe treinada por Roger Machado. Em plena Arena.
  • 100 jogosCasa do Grêmio desde dezembro de 2012, a Arena recebeu nesta quinta-feira o 100º jogo do time. Com 63 vitórias, 21 empates e 16 derrotas, o tricolor ainda tem Barcos como artilheiro de seu novo lar. O argentino, entre 2013 e 2015, marcou 28 gols.
  • Edinho e GiulianoTitulares contra o Veranópolis, os dois começaram o jogo com cara de teste final antes da estreia na Libertadores como reservas. Por questões físicas, ficaram apenas como opções para a partida. Giuliano chegou a entrar no segundo tempo.

Próximos Jogos - Grêmio

  1. Santos SAN
    Grêmio GRE
  2. Grêmio GRE
    Lanús LAN
  3. Grêmio GRE
    Atlético-GO ACG
  4. Lanús LAN
    Grêmio GRE
  5. Atlético-MG CAM
    Grêmio GRE

UOL Cursos Online

Todos os cursos