Grêmio leva 2 a 0 do São José em casa antes da estreia na Libertadores

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

    Grêmio perdeu 100% e São José-POA chegou ao quarto jogo sem levar gol no estadual

    Grêmio perdeu 100% e São José-POA chegou ao quarto jogo sem levar gol no estadual

Acabou o 100% de aproveitamento do Grêmio no Campeonato Gaúcho. Nesta sexta-feira (12), o tricolor perdeu para o São José-POA por 2 a 0, dentro de casa. Além da falha que permitiu Heliardo marcar, o time treinado por Roger Machado foi lento e previsível na última partida antes da estreia na Copa Libertadores. Guilherme, no final, ainda ampliou.

O jogo na Arena do Grêmio foi tratado como teste final do time antes de encarar o Toluca-MEX, na próxima quarta-feira (17). Mas na prática deixou poucas coisas boas. A defesa foi insegura, o ataque inoperante e o meio-campo submisso.

Sem repetir as dinâmicas ofensivas que viraram costume, o tricolor teve menos de 30 minutos de boa atuação. Depois, sucumbiu ao jogo do São José-POA. Nem Henrique Almeida, que entrou no segundo tempo e fez sua estreia, ajudou a evitar o tropeço. No final, o time visitante ainda ampliou para não deixar dúvidas da jornada ruim dos mandantes.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 2 SÃO JOSÉ-POA

Data: 12/02/2016 (sexta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.702 pessoas (10.300 pagantes)
Renda: R$ 366.828,00
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Lúcio Flor
Gols: Heliardo, aos 47 minutos do primeiro tempo; Guilherme, aos 42 minutos do segundo tempo.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira (Giuliano), Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Pedro Rocha (Henrique Almeida), Douglas (Lincoln) e Everton; Luan
Técnico: Roger Machado

SÃO JOSÉ-POA: Fábio; Bindé, Claudinho, Wagner e David; Alberto (Felipe Guedes), Fred, Diego Torres e Clayton (Guilherme); Jô e Heliardo
Técnico: China Balbino

Fases do jogo

  • Primeiro tempoCom uma linha de quatro jogadores no setor ofensivo, Douglas se fixou bem mais adiante que o normal, o Grêmio foi bem até os 30 minutos. Teve duas chances claras de gol ? uma com Maicon dentro da pequena área e outra em chute colocado, mas não fez. Dispersivo, os donos da casa viram o São José crescer aos poucos. Fred arriscou de longe e parou em linda defesa de Marcelo Grohe, mas Heliardo não. Aos 47 minutos, Luan perdeu no meio-campo, Geromel foi batido o ar e o centroavante desviou para a rede.
  • Segundo tempoObrigado a atacar, a criar mais, o Grêmio foi mal. Confundiu velocidade com pressa, se mostrou ansioso e deu mais espaço para o São José chegar. Ainda assim, Everton acertou a trave esquerda (Luan chegou a marcar, mas em posição irregular). Henrique Almeida e Lincoln foram a campo, nas vagas de Pedro Rocha e Douglas, e deram uma pequena dose extra de energia ao ataque. Só que aos 42, os visitantes definiram tudo. Guilherme aproveitou o rebote após troca de passes na defesa do tricolor e chutou rasteiro.

Destaques

  • Defesa zeradaO São José-POA manteve seu retrospecto: quatro jogos no Gauchão de 2016 e nenhum gol sofrido. Fábio fez três ótimas defesas e ajudou o pequeno time de Porto Alegre a segurar o Grêmio. E quebrar o 100% de aproveitamento da equipe treinada por Roger Machado. Em plena Arena.
  • 100 jogosCasa do Grêmio desde dezembro de 2012, a Arena recebeu nesta quinta-feira o 100º jogo do time. Com 63 vitórias, 21 empates e 16 derrotas, o tricolor ainda tem Barcos como artilheiro de seu novo lar. O argentino, entre 2013 e 2015, marcou 28 gols.
  • Edinho e GiulianoTitulares contra o Veranópolis, os dois começaram o jogo com cara de teste final antes da estreia na Libertadores como reservas. Por questões físicas, ficaram apenas como opções para a partida. Giuliano chegou a entrar no segundo tempo.

Próximos Jogos - Grêmio

  1. Bahia BAH
    Grêmio GRE
  2. Grêmio GRE
    Fluminense FLU
  3. Grêmio GRE
    Cruzeiro CRU
  4. Coritiba CTB
    Grêmio GRE
  5. Corinthians COR
    Grêmio GRE

UOL Cursos Online

Todos os cursos