Inter dá primeira chance a promessa que 'mudou de nome' e foi alvo do Barça

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O termo 'promessa' no futebol define bem Alisson Farias, que abandonou o apelido 'Azul' quando virou profissional do Colorado. Com histórico de conquistas e seleção de base, o jogador chegou a ser sondado pelo Barcelona para atuar no time B. Recebeu proposta do futebol alemão. Mas não quis. A ideia era crescer no Internacional. Em 2016, começa a colher os frutos da espera. Será titular diante do Cruzeiro-RS, neste sábado às 17h (horário de Brasília) pelo Gauchão. E conta com grande expectativa nos bastidores do clube.

Farias chegou ao Internacional em 2012. Com apenas 16 anos, tinha se destacado no futsal e dado os primeiros passos no campo vestindo a camisa do Atlético-PR. O status de futura estrela começava a acompanhar o jogador, que logo nos primeiros torneios comprovou qualidade. 
 
Ganhou duas vezes o Gaúcho Sub-17, em 2013 também atuou no Brasileirão Sub-20, e foi campeão. Em seguida foi chamado pela seleção brasileira Sub-17, onde chamou atenção de grandes clubes da Europa. 
 
O contrato que acabava em abril do ano passado deu, em determinado momento, autorização para equipes tentarem tirá-lo do Beira-Rio. Sem sucesso. Ele recebeu uma proposta do futebol alemão e uma sondagem do Barcelona, que mirava a contratação dele para a equipe B, que prepara os jogadores visando utilização no principal. Recentemente passaram pelo B jogadores que hoje atuam no time de cima como Sergi Samper, Munir El Haddadi e Sandro Ramírez. Estrelas como Messi, Iniesta, Sergio Busquets, Xavi e Victor Valdés também passaram por lá. E até mesmo Pep Guardiola foi formado na equipe.
 
Mas a ideia foi permanecer no Brasil e aguardar oportunidade. Antes de renovar, porém, precisou 'mudar de nome'. Alisson era conhecido como 'Azul', apelido de infância dado pelo pai. Porém, não poderia ser chamado com o nome da cor do principal rival do Inter. O azul deu lugar ao sobrenome Farias, até para evitar confusão com Alisson Becker, o goleiro. 
 
A permanência começou a fazer sentido no ano passado. Ele foi titular em dois jogos, entrou no decorrer de outras 14 partidas. Terminou a temporada com 342 minutos disputados. Neste ano já entrou duas vezes e agora receberá a primeira chance como titular, e no time principal. 
 
"Quero ver estes meninos jogando. O Yan Petter, o Bruno Baio, o Gustavo Ferrareis, o Andrigo tem entrado... Todos vão ter chance. O Farias é rápido, joga pelos lados, é velocista, tem uma jogada individual muito forte. É agudo e precisa trabalhar um pouco a finalização. A conclusão tem que ser trabalhada. É um processo de lapidação. Ele não é a solução, hoje, mas pode se tornar. É uma chance que receberá. Não tinha jogado de titular desde o ano passado, entrava poucas vezes, mas foi bem contra o Palmeiras, no Gre-Nal, e no último jogo atuou por 45 minutos. Agora vai ter a oportunidade de começar junto com o time. É diferente entrar e começar jogando. Tem que agarrar a oportunidade", disse o técnico Argel Fucks.
 
Contra o Avaí, pela Primeira Liga, Farias teve duas chances de gol mas acabou desperdiçando. Porém jogou bem e ajudou a equipe que venceu o jogo pelo placar de 3 a 0. 
 
A entrada no time se dá pela ausência de Marquinhos, que sente dores no joelho. Será a única novidade na equipe que atuará no Beira-Rio. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CRUZEIRO-RS
Data e hora: 19/02/2016 (Sábado), às 17h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: José Javel Silveira e Max Augusto Guimarães Vioni
INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Jackson e Arthur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson e Alisson Farias; Eduardo Sasha e Aylon. 
Técnico: Argel Fucks
CRUZEIRO-RS: Andrey; Rodrigo Heffner, Carlão, Vladimir e Tawan; André Ribeiro, Reinaldo, Raymond e Vinicius; Thiago Alagoano (Chiquinho) e Caion.
Técnico: Luís Antônio Zaluar
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos