Topo

Grêmio cogita reservas no Gre-Nal por foco em decisões na Libertadores

Roger Machado cogita usar time reserva no clássico contra o Internacional pelo Gaúcho - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado cogita usar time reserva no clássico contra o Internacional pelo Gaúcho Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/02/2016 06h00

Neste final de semana começa uma série decisiva para o Grêmio. Gauchão, Libertadores, Gre-Nal, Libertadores de novo. E dosando a utilização do time principal de olho na competição prioritária, o jogo contra o Internacional, no dia 6 de março, pode ser disputado por reservas. 

Não era o plano 'esvaziar' o primeiro clássico do ano. Ainda mais que ele será disputado na Arena, onde o Grêmio vem de duas goleadas sobre o rival. No ano passado foi 5 a 0, no anterior 4 a 1, todos pelo Brasileirão. Mas no Gauchão, a supremacia é vermelha. O Inter não perde um Estadual desde 2010 e mira o sexto título seguido. 
 
Porém, a derrota para o Toluca na estreia pela Libertadores mudou os planos. Agora é obrigação vencer as duas partidas seguintes pela competição continental. E o clássico está exatamente entre elas. Na próxima quarta-feira o duelo será com a LDU, no domingo o Gre-Nal e depois na quarta seguinte (dia 9) o San Lorenzo. Antes da sequência, encara o Glória-RS, neste sábado, pelo Estadual.
 
"Temos que planejar esta sequência de jogos. Sabemos que os próximos 10 dias são muito importantes para a história desportiva do clube", disse o técnico Roger Machado. 
 
Dependerá, também, do rendimento do time. O Grêmio não vem jogando bem e perdeu no último compromisso oficial para o São Paulo-RS. Na ocasião foi usado time misto, com cinco titulares poupados. Se mostrar futebol suficiente neste domingo contra o Glória e vencer bem a LDU, o grupo pode ganhar moral e força para o clássico. Qualquer tropeço muda o quadro de forma drástica. 
 
As reuniões da comissão técnica para debater a melhor estratégia são diárias. Enquanto ataca as falhas da equipe, o comando tenta também evitar perder mais jogadores e prioriza a Libertadores. 
 
O Gre-Nal do dia 6 de março vale pela primeira fase do Gauchão e também pela Primeira Liga. O vencedor soma mais três pontos no Estadual e avança na outra competição.