Topo

Roger cobra efetividade do Grêmio: "Temos que matar os jogos"

Grêmio sofreu para vencer o Glória, na Arena, e treinador não gostou - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio sofreu para vencer o Glória, na Arena, e treinador não gostou Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2016 20h34

O Grêmio precisa definir os jogos mais cedo. Esta é a análise de Roger Machado após a vitória sofrida diante do Glória, neste sábado (27), pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Dono de mais de 15 chances vivas de gol, o tricolor só conseguiu garantir o triunfo aos 44 minutos do segundo tempo – com Henrique Almeida. Luan, nos acréscimos, fez 4 a 2. Mas nada convenceu o treinador.

“O que a gente precisa é definir o jogo. Define. Define. Definimos o jogo aos 45 minutos do segundo tempo. Enquanto a vantagem for de um gol e o adversário se sentir no jogo, pode sofrer ate o final”, disse o treinador.

Os números servem para contar a história do jogo. Até os 27 minutos do primeiro tempo, o Grêmio tinha criado quatro chances de gol. Incluindo uma bola no travessão. Eder, em chutaço de fora da área, colocou o Glória em vantagem e mudou tudo.

Afoito, o Grêmio penou para empatar. Conseguiu o 1 a 1 no último lance do primeiro tempo, com Giuliano driblando o goleiro. Aos três da etapa final, Geromel virou. Mas nem por isso a vitória foi fácil. Mais uma bola na trave e outra enxurrada de chances precederam outro gol visitante. E até o final, o tricolor foi cambaleante.

“A medida que você cria e não transforma em gol, acontecem dois fenômenos: ‘vai se repetir tudo de novo?’ e o adversário pensa ‘se não entrou agora, não entra mais’. A máxima do futebol vale muito, troca o comando da confiança de mãos. O adversário se renova, a gente sente uma baixa. Talvez o Grêmio tenha acumulado 20 chances. A gente precisa ser mais eficiente. Fazer vantagem que tire a confiança do adversário, que eles pensem: ‘não dá mais’”, comentou Roger.