Topo

Gre-Nal histórico vai valer por dois torneios. E isso é bem confuso

Gre-Nal vale por duas competições, é histórico mas também confunde  - Alexandre Lops/Divulgação Inter
Gre-Nal vale por duas competições, é histórico mas também confunde Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/03/2016 06h00

Grêmio e Internacional entram em campo neste domingo (06) às 18h30 (horário de Brasília) para edição 409 do maior clássico do Rio Grande do Sul. O primeiro Gre-Nal deste ano será histórico por um motivo curioso. O conflito de datas com a criação da Primeira Liga fará o duelo valer por dois campeonatos ao mesmo tempo. O jogo 'valendo por dois' gera confusão quando se imagina o melhor resultado. 

Obviamente, quem vencer será beneficiado. Quem perder se dá mal. Mas em caso de empate, ambos têm benefícios em um torneio, prejuízos em outro. 
 
Na tabela do Gauchão, um placar igual dá vantagem ao Grêmio, que está na frente do tradicional oponente. Quem acabar a fase de grupos melhor colocado, joga as eliminatórias com duelo decisivo em casa. Já na Primeira Liga, o empate classifica o Internacional e deixa o rival ameaçado. 
 
Além disso, a confusão de campeonatos gerou desgaste durante a semana entre o Grêmio e a Federação Gaúcha de Futebol. O clube enviou ofício pedindo arbitragem de fora do Estado alegando se tratar de um duelo da Primeira Liga. A FGF se irritou e respondeu que manteria trio gaúcho porque o campeonato majoritário é o Estadual. E a relação, que já não era boa, ficou ainda pior. 
 
De fato, para a Primeira Liga apenas os pontos contam. Suspensões e eventuais problemas serão resolvidos nos tribunais da Federação Gaúcha. Cumprimento de pena também só será feito em duelos do Gauchão. 
 
Em campo, o Tricolor, dono da casa, vem embalado pela vitória por 4 a 0 diante da LDU, na última quarta, pela Libertadores. Roger Machado usará o mesmo time do duelo, sem preservar nenhum titular. 
 
Já o Inter teve a semana inteira para se preparar para o encontro e mantém mistério sobre a utilização de Vitinho, que volta de lesão. Argel Fucks não mostrou o que pretende em momento algum das atividades realizadas. 
 
Com ótima venda de entradas de forma antecipada, a administração da Arena do Grêmio espera bater o recorde de público da história do Estádio e contar com mais de 47 mil presentes neste domingo. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL
Data e hora: 06/03/2016 (Domingo), às 18h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Júlio Cesar dos Santos
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano e Douglas; Miller Bolaños e Luan.
Técnico: Roger Machado
INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Ernando e Arthur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Andrigo (Vitinho) e Anderson; Eduardo Sasha e Aylon.
Técnico: Argel Fucks