Topo

Lateral do Inter pode perder Gauchão ou até 180 dias por agressão a Bolaños

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/03/2016 12h10

O lateral direito William, do Internacional, será denunciado no artigo 254-A do CBJD no TJD da Federação Gaúcha de Futebol. Por conta da agressão a Miller Bolaños, o jogador pode perder 12 partidas, uma a mais do que os jogos restantes no Campeonato Gaúcho. E a punição pode até aumentar, mesmo com o lance não tendo sido nem mesmo citado na súmula.

A procuradoria do Tribunal deve oferecer a denúncia nos próximos dias. No lance, o árbitro Anderson Daronco marcou falta de Bolaños. Porém foi o equatoriano que levou a pior. No lado direito da defesa do Inter, eles disputaram a bola e o colorado usou o braço acertando o cotovelo no rosto do rival. 
 
Bolaños aguentou ficar em campo todo o primeiro tempo. No entanto, foi avaliado pelos médicos no intervalo e logo encaminhado a um hospital. Fraturou a mandíbula em dois lugares e irá parar por ao menos 30 dias. Na próxima quarta-feira fará cirurgia. E terá uma dificuldade para se alimentar depois da operação. 
 
O artigo 254-A trata de agressão física. Segundo o CBJD, o jogador pode perder até quatro a 12 jogos de suspensão. Porém, o jogador ainda poderá, se comprovada lesão corporal grave com laudo médico, perder de oito a 24 jogos, todos no âmbito estadual. 
 
Ou ainda, dependendo do julgamento, William pode ser afastado pelo mesmo período da recuperação de Bolaños, até voltar a treinar. O prazo, contudo não pode ultrapassar 180 dias. 
 
Na prática, William pode perder todo Gauchão deste ano e, em caso de pena em jogos, também boa parte do torneio do ano que vem. Já como a punição é de âmbito estadual, se for punido em dias pegando o prazo máximo não chegará a perder partidas do ano que vem. 
 
Paulão, expulso no clássico, também será denunciado. A pena, porém, será mais branda.